4 fatores que aumentam a usabilidade na loja virtual

4 fatores que aumentam a usabilidade na loja virtual

Como no e-commerce não existe a possibilidade de travar um relacionamento pessoal com o consumidor, o lojista tem a função de fazer com que seu cliente se sinta à vontade para realizar compras online, como se o mesmo fosse auxiliado por um vendedor em uma loja física.

 

Para alcançar este objetivo no e-commerce, proporcionando mais usabilidade na loja, algumas ferramentas que podem ajudar:

 

1. Buscador interno: Quando um cliente entra na loja virtual, normalmente, já sabe o que deseja adquirir. Sendo assim, o buscador interno da loja é uma ferramenta fundamental para que o cliente encontre facilmente o que deseja, onde digitará o produto que procura e a loja lhe fornecerá todos os itens relacionados ao termo pesquisado;

 

2. Vídeos demonstrativos: A grande maioria dos consumidores não lê manual de instrução, na verdade, a única instrução seguida para utilizar um produto é aquela feita pelo vendedor no momento da compra. Mas, como na loja virtual o lojista não tem como instruir sobre o uso de determinados aparelhos pessoalmente, é muito válido utilizar vídeos que exerçam uma função demonstrativa e instrutora;

 

3. Descrições detalhadas: Quando o lojista desenvolve uma boa descrição de um produto, além de vendê-lo, esta descrição detalhada e completa auxilia o cliente a entender todas as funções, finalidades e termos de uso deste item. Ou seja, não economize em palavras, faça seu cliente entender tudo o que é necessário sobre o produto. Para melhorar a descrição de seus produtos, clique aqui.;

 

4. Possibilitar, incentivar e exibir comentários: Além de não ter contato com o lojista, dificilmente o consumidor consegue ter contato com outros clientes ao comprar online. Por isso, é importante que o lojista permita e incentive o consumidor a fazer comentários para, em seguida, exibir estes comentários a novos clientes, onde poderão se embasar nas afirmações e concretizar a negociação.

 

Quando o cliente percebe que o lojista tem uma preocupação de facilitar a venda e com o próprio consumidor, as negociações online acontecem com mais frequência. Por isso, vale à pena apostar na usabilidade de sua loja virtual!

 

Boas vendas!

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