4 mandamentos na usabilidade

4 mandamentos na usabilidade

A usabilidade está diretamente ligada ao design. Ela não apenas permite facilitar o uso da interface, como também melhorar a relação lojista/cliente. É importante lembrar que o usuário tem perfil dinâmico e prático e não “perderá tempo” tentando entender o sistema e, sim, partirá para outro negócio. O que deve ser feito é facilitar o serviço para exigir o mínimo de esforços.

 

Usando esta lógica, é imprescindível trabalhar a fundo tais quesitos:

 

Design
Pense nos seus clientes. Muitas vezes são utilizados mecanismos sofisticados, mas que não atendem ao usuário. É importante mostrar que o e-commerce é rápido para os que acabaram de conhecer, como uma boa “primeira-impressão”, mas tão importante quanto isto, é mostrar para o cliente que já está habituado que ele pode ser ainda mais produtivo.

 

Testes de usabilidade
Os testes possibilitam perceber erros, corrigi-los e testar novamente, por isso aposte nesta medida para verificar a usabilidade de sua interface.

 

Experiência
Para que a qualidade da interação entre o usuário e a interface seja positiva para ambos os lados, é preciso fazer com que o cliente confie em sua marca. A combinação da usabilidade, design criativo, texto, psicologia e métrica, e uma marca forte, irá proporcionar uma experiência confortável a seu cliente e, assim, ele aprenderá a confiar em você. O cliente chega a esquecer de “usar” e passa a explorar e agir naturalmente em sua página, sem esforços.

 

Detalhes
Deve se investir tempo em detalhes que sejam “user friendly” (amigos do usuário). Impedir que o usuário compre sem que tenha escolhido o tamanho ou cor do produto, por exemplo, é estar a favor do cliente. Dar o máximo de detalhes do produto, mostrá-lo em diversos ângulos, ter zoom e mostrá-lo em outras cores também ajuda a evitar uma insatisfação pós-venda.

 

Também podemos denominar a usabilidade como “User Experience (UX)”, que nada mais é do que os sentimentos do cliente após usar sua página. Desta forma, suprir as expectativas do usuário é o início para uma boa usabilidade.

 

“Dê a eles uma conveniente, intuitiva e aproveitável experiência e eles comprarão” – Webinar Something Digital.

Comentários