4 passos para lidar com atrasos de mercadoria

4 passos para lidar com atrasos de mercadoria

É óbvio que o desejo do consumidor online, após finalizar o pagamento, é receber o produto em casa no período estipulado. No entanto, muitas reclamações de clientes no mercado virtual surgem, justamente, porque esse acordo não é cumprido.

 

A verdade é que muitas vezes nem é culpa do lojista, uma vez que inúmeros fatores podem causar esse tipo de situação. No entanto, diante do consumidor, a loja virtual sempre será responsável pelo atraso, afinal, a parte dele já foi feita: o pagamento; agora o empreendimento precisa cumprir com o combinado.

 

Pensando nisso, vejamos quatro atitudes que os lojistas devem tomar ao se depararem com atrasos na entrega de suas mercadorias:

 

1. Disponibilidade de estoque. Antes que qualquer problema com entregas ocorra, o lojista deve sempre verificar a disponibilidade de seu estoque. Dessa forma, garante-se ao consumidor que o produto está disponível e apto a ser entregue na data combinada;

 

2. Agilidade no processo. A partir da confirmação do pagamento é preciso que o processo de entrega seja a prioridade. Nesse sentido, facilite esse processo. Se a mercadoria chegar antes do previsto você, no mínimo, surpreenderá seu o consumidor;

 

3. Supervisão da transportadora. Entendendo que, qualquer problema na entrega da mercadoria é culpa da loja virtual; é preciso que o lojista esteja atento ao processo logístico, junto às transportadoras ou Correios. Assim, é possível manter-se atualizado, caso algum imprevisto ocorra;

 

4. Contato e transparência. Ao constatar algum problema relacionado a atraso da entrega, é imprescindível entrar em contato com o consumidor, desculpando-se e informando o ocorrido. Por mais chateado que o cliente possa ficar, ele saberá reconhecer a transparência e a responsabilidade de seu empreendimento.

 

Qualquer empreendimento está sujeito a imprevistos. Por isso, antes de ter “dor de cabeça” com a finalização da negociação, esteja atento a esses passos, e busque fidelizar o consumidor mesmo quando a situação é adversa.

 

Sucesso!

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