4 passos para reconquistar um cliente insatisfeito

4 passos para reconquistar um cliente insatisfeito

Em qualquer empresa há situações difíceis de lidar, problemas que parecem insolucionáveis, e isto independe do setor, segmento ou se este empreendimento está localizado no âmbito online ou offline, sempre existem cliente insatisfeitos e também uma equipe tentando entender como reconquistar um cliente insatisfeito.

 

Dentre as mais complexas dificuldades está o cliente insatisfeito, isto porque, não há uma fórmula universal para “concertar” os danos ou reverter o rompimento do relacionamento empresa e consumidor.

 

Todos os clientes se diferem, sem exceção, todos possuem especificidades e, sendo assim, a “reconciliação” é um desafio a ser superado, a fim de alcançar o sucesso. É, portanto, preciso desenvolver capacidades diversas, como a compreensão, adaptação e evolução em seu negócio.

 

No universo empresarial é necessário fazer ajustes para se adequar aos consumidores, podendo estes serem a chave para o sucesso ou declínio de seu e-commerce. Se você, lojista, deseja reconquistar compradores descontentes saiba que é possível, sim, e para tal veja alguns passos valiosos:

 

Reconquistando o cliente insatisfeito: Qual o erro?

Pode parecer óbvio e até mesmo questionável, entretanto, para solucionar o problema é necessário ter conhecimento da essência e causa do mesmo. Muitas vezes o erro é com relação à uma prática específica, a negligência com o plano de comunicação, por exemplo; e quando há falhas em quesitos de expectativa, a probabilidade do consumidor desistir da marca e não apenas da compra é grande.

 

Dialogar com o cliente insatisfeito, ouvir os relatos e reclamações de modo a obter ciência do que precisa ser mudado, oferecendo assim uma solução. Este é o primeiro passo para reconquistar um cliente insatisfeito;

Dialogue com o cliente insatisfeito

Assim que souber qual o problema, é necessário chegar ao que ocasionou a insatisfação do cliente. É preciso analisar o ponto de vista do consumidor insatisfeito, conversar com o mesmo e demonstrar o quanto você valoriza e aprecia a preferência do mesmo por sua loja virtual. É preciso, além disso, reconhecer as falhas e chegar a um acordo, um senso comum, onde a dificuldade possa ser solucionada de modo satisfatório e eficaz para ambas as partes.

Ação específica para recuperar cliente insatisfeito

O próximo passo consiste em estabelecer um plano de ação específica em conjunto com o consumidor. Uma vez que se fez claro os motivos e causas, é imprescindível oferecer uma estratégia particular a fim de garantir a satisfação do cliente; o mesmo precisa sentir a exclusividade de uma solução desenvolvida especificamente para seu problema.

 

Incentivos recuperam clientes insatisfeitos

Além de oferecer a resolução de um conflito, é oportuno apresentar também um estímulo, algo que os façam sentir especiais, usufruindo de um tratamento exclusivo. Um impulso característico. A idéia central é conquistar novamente a confiança, lealdade e a afeição dos compradores.

 

Inúmeros estudos demonstram que é mais caro conquistar os consumidores do que mantê-los, é preciso, portanto, entender que ter a loja virtual mais inovadora e completa, com todos os produtos mais desejados e exclusivos do mundo não significa absolutamente nada se os clientes não forem bem tratados, eles são a alma do seu negócio.

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