4 técnicas para um bom serviço ao cliente no e-commerce

4 técnicas para um bom serviço ao cliente no e-commerce

Com as mídias sociais em alta, qualquer comentário pode acabar com a reputação de uma empresa. Por isso, é importante ficar atento a seus serviços para não deixar brechas a este tipo de comportamento. Veja o que seu e-commerce pode fazer:

 

Enfatize facilidade
Os clientes da internet estão acostumados a ‘se virar’ sozinhos e gostam de ser independentes. Sendo assim, disponibilize um FAQ (página de dúvidas freqüentes) e, é claro, tenha uma barra de busca que funcione e um layout intuitivo.

 

Não torne difícil a troca dos meios de comunicação
É comum vermos lojas virtuais que não facilitam a encontrabilidade de um contato ‘real’. Existem situações em que o cliente precisa ou quer resolver o assunto pessoalmente e só encontra e-mails e chats. Por isso, disponibilize o telefone já no topo da loja. Se o cliente está atrás do serviço ao cliente está com um problema e você não quer agravá-lo. Ele é independente, mas dê apoio caso ele precise.

 

Peça feedback
É importante ter retorno quanto aos seus serviços e atendimento. Isso pode ser feito de forma simples e sutil, respondendo a comentários em redes sociais ou perguntando ao fim do atendimento se o problema foi solucionado, por exemplo. Esta ação serve para identificar a sua empresa a partir da visão do cliente e ainda como um parâmetro, para melhorar sempre.

 

Gerencie os dados
Gerar relatórios é uma ótima maneira de refletir sobre o que tem sido feito, identificar falhas e acertos e traçar uma nova estratégia. Tenha um banco de dados para armazenar as informações do cliente, assim como para criar gráficos com o tempo médio de atendimento, número de chamados por e-mail, produtos com retorno excessivo e outros.

 

Todas estas ações em conjunto resultam em uma ótima experiência ao cliente e reputação para sua loja virtual. Aposte e sucesso!

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