5 comportamentos de e-consumidores que você deve conhecer!

5 comportamentos de e-consumidores que você deve conhecer!

Para atender e oferecer a melhor experiência ao cliente é preciso conhecê-lo não somente por suas características, mas também pelo seu comportamento. Quando o empreendedor sabe como seu público age, suas ações de planejamento serão muito mais eficazes. Veja alguns comportamentos básicos, citados no Practical E-commerce, que irão auxiliar seu e-commerce:

 

Localizar
A hora de localizar é o comportamento primário de qualquer consumidor online. Ele vai procurar um produto conhecido, mas certamente tem suas exigências na busca. Neste momento, é importante pensar em como ajudar a filtrar as informações de acordo com seu produto. Se a procura é por bolsas, por exemplo, um dado importante de filtragem é a marca.

 

Verificar
É possível que o cliente queira verificar alguma especificação no produto. Geralmente ele já domina o assunto, mas quer confirmar se o item atende às suas necessidades. Neste caso, você, como lojista, pode ajudar colocando as informações mais importantes do produto em um local mais visível da página ou junto ao nome. Exemplo: classificação indicativa ou voltagem.

 

Monitorar
Consumidores online possuem o hábito de visitar inúmeras lojas virtuais e monitorar os mesmos produtos para saber sobre a disponibilidade ou o preço. Se você consegue perceber esta ação, é de extrema utilidade avisar o cliente assim que determinado produto mudar de status.

 

Comparar
Comparar é a melhor maneira para escolher e é isso que os clientes fazem. Esta comparação pode ser simples, entre cores, por exemplo, ou mais complexas, com informações mais detalhadas como a de um notebook. Para facilitar o processo permita a comparação de produtos na própria página ou ofereça uma lista de produtos comparáveis.

 

Explorar
Descobrir novas páginas, produtos e categorias é uma atividade muito prazerosa para e-consumidores. Por isso, mostre produtos relacionados, comentários e sugestões, mas sempre o lembrando do ponto em que estava na compra, para não perder a venda. Marketing de conteúdo relacionado ao produto também é sempre bem vindo para estes exploradores.

 

Enriqueça a experiência de seus clientes mostrando que você o entende e boas vendas!

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