6 erros para se evitar nas mídias sociais

6 erros para se evitar nas mídias sociais

Não é de hoje que erros com marketing em mídias sociais são temas de discussão quando o assunto são as ações nessas redes. Grandes nomes do varejo online e offline nos servem de exemplo do que não fazer em mídias interativas como o Twitter e o Facebook. Para ver alguns exemplos, clique aqui.

 

Contudo, os erros sempre servem para um aprendizado. Nesse sentido, podemos destacar alguns tópicos para que sua empresa não caia na armadilha de apresentar uma imagem negativa aos e-consumidores através das redes. Analise e, se necessário, corrija-se:

 

Falta de planejamento
O primeiro erro grave que uma empresa comete no mercado virtual é estar fora das mídias sociais. O segundo é entrar nelas sem qualquer planejamento. Para planejar o que será publicado nas mídias, é preciso pensar em como este canal pode ajudar no crescimento de seu empreendimento: se em marketing, em divulgação, em atendimento, em um canal para tirar dúvidas, etc;

 

Falta de especificação
Outro erro muito comum cometido em mídias sociais é a mistura de um perfil pessoal com um profissional. Além de não ser ético, integrar as duas coisas em uma só conta é inútil, pois o consumidor está interessado em sua loja, não em suas observações pessoais. Por isso, não poste fotos e mensagens pessoais em seu perfil empresarial;

 

Falta de consideração
As mídias sociais se tornaram mais um canal que possibilita o contato entre empresa e consumidor. Dessa forma, é necessário estar atento às interações de seu público para não deixar o cliente sem resposta. Além disso, ignorar o cliente propositalmente não é uma atitude profissional, e pode pôr sua reputação em risco. Interaja com o cliente sempre, inclusive quando se tratar de críticas;

 

Falta de senso
Como visto no link acima, o grande erro das empresas virtuais está em seu conteúdo. Por isso, tenha em mente que seu consumidor deve ser atraído à sua loja através de informações relevantes, úteis, que lhe chamem a atenção. Trabalhe suas postagens de forma criativa, mas seja sempre ético;

 

Falta de profissionalismo
Um perfil empresarial, por mais que seja criticado, xingado ou insultado, nunca deve responder na mesma moeda. Isso porque, independente do que o consumidor exaltado lhe diga, sempre espera-se uma postura profissional da empresa. Ou seja, nunca revide as críticas de seus clientes, mas trate-os de maneira respeitosa e ética;

 

Falta de humildade
Errou diante de seu público nas mídias sociais? Tire a informação do ar e desculpe-se o mais rápido possível. Além de ser uma tentativa de se justificar é, sem dúvida, uma maneira eficaz de reorganizar sua imagem diante do mercado virtual e perante seus potenciais consumidores. Veja bem: só apagar o erro não é a solução, é necessário que haja uma retratação por parte do empreendimento.

 

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