7 dicas para obter sucesso no e-commerce

7 dicas para obter sucesso no e-commerce

lojas virtuais que ao iniciarem seus projetos, o fazem sem planejamento e sem estabelecer perspectivas. Dessa forma, o sucesso além de não poder ser mensurado acaba por, fatalmente, não ser alcançado.

 

Na maioria das vezes as questões que deixam os lojistas desmotivados quanto ao sucesso do seu empreendimento, giram em torno de situações cotidianas do mercado virtual, como logística, reclamações de clientes e problemas de comunicação; tais situações seriam trabalhadas facilmente com um planejamento bem desenvolvido.

 

Nesse sentido, visando aperfeiçoar o desenvolvimento de sua loja virtual, há 7 caminhos que, bem trilhados, podem direcionar seu e-commerce ao sucesso.

 

Veja:

 

1. Liderança para o projeto
Para o seu empreendimento obter sucesso é necessário que o lojista tenha visão e aspire sucesso. Não adianta ter todas as situações técnicas favoráveis, se o lado humano da loja virtual não almeja crescimento. Portanto, o lojista deve desejar que seu empreendimento cresça e motive seus colaboradores a trabalharem com o mesmo foco.

 

2. Estratégias bem estabelecidas
Para uma loja virtual de sucesso é importante que todas as estratégias sejam devidamente estabelecidas, levando em consideração fatores como informações de clientes, mercado, segmento, fornecedores, colaboradores, prestação de serviços, marketing e divulgação, vendas online e processo logístico. Em seguida, é preciso elaborar planos de ação, visando as condições de investimento e as expectativas de retorno.

 

3. Foco nos clientes
Tenha em seu cadastro de clientes informações sobre os mesmos que possam te auxiliar no momento de lidar com suas preferências e necessidades. Dessa forma, as ações voltadas à conquista e fidelização desse consumidor será muito mais eficaz, justamente pelo aspecto personalizado da mesma. Também é importante saber ouvir e falar com cada tipo de cliente. Para entender o seu cliente, clique aqui.

 

4. Informações organizadas
Defina e organize todas as informações relevantes da empresa, como normas de conduta, procedimentos de cada departamento, rotinas de trabalho, verificação de pagamentos, pedidos, etc. Sugerimos, nesse caso, que desenvolva um manual de procedimentos internos para que todas as informações estejam acessíveis e centralizadas.

 

5. Divisão de tarefas
Defina as tarefas de cada colaborador e de cada departamento da empresa, bem como promova a sinergia da equipe. Com o desenvolvimento do manual de procedimentos sugerido, todos os colaboradores de seu empreendimento podem ter a mesma base de aprendizado sobre os objetivos diários de trabalho.

 

6. Domínio do processo
O lojista deve ter domínio de todos os processos operados em sua loja virtual. Ainda que não exerça, é importante estar a par e entender todos os procedimentos, desde a visita do cliente à loja virtual até o contato de pós-venda. Dessa forma, a visão do lojista quanto aos próximos investimentos e melhorias será ampliada.

 

7. Controle do crescimento
Como dito inicialmente, sem planejamento e perspectiva o sucesso não pode ser mensurado nem alcançado. Nesse sentido, é imprescindível que o estabelecido como meta seja constantemente medido e avaliado para saber se os resultados são positivos ou negativos. Ao obter bons resultados, o lojista também precisa ter controle do crescimento de seu empreendimento, justamente, para determinar a expansão das fronteiras de sua loja virtual.

 

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