A entrega não é o fim

A entrega não é o fim

Engana-se quem pensa que o momento em que o produto chega até a casa do cliente é o fim da negociação. No e-commerce, na verdade, é apenas o começo do relacionamento entre empresa e consumidor.

 

No mercado virtual, muito se faz para atrair novos compradores para a loja: campanhas de SEO, comparadores de preço, descontos especiais… mas pouco, muito pouco é investido no cliente que já comprou.

 

Apreciar o relacionamento com o cliente é saber dosar a importância de conquistar novos consumidores com a valorização dos já clientes, trabalhando para a fidelização de cada vez mais adeptos do e-commerce.

 

O novo perfil consumidor dos internautas deseja justamente um relacionamento mais profundo com a empresa que lhe presta serviços. Prova disso, são as frequentes interações com a marca, através das mídias sociais: seguindo, compartilhando e comentando as ações, promoções e postura adotada pela empresa.

 

Entendendo a visão de que o cliente deve ser mantido, fica claro que o processo logístico não é a conclusão do contato. Após essa etapa, deve ser desenvolvido um processo pós-venda; seguido de uma campanha de retorno (como o envio de um e-mail marketing convidativo, com um possível desconto), motivando o cliente a comprar de novo, não deixando que ele se esqueça de sua loja.

 

E, então, o ciclo de relacionamento recomeça. Para se diferenciar no e-commerce nacional, passe a enxergar seus consumidores como únicos e relevantes para seu negócio e trate a entrega da mercadoria como mais uma etapa de encantamento, satisfação e fidelização do consumidor. A entrega é só o começo!

 

Sucesso!

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