Analisar a concorrência é necessário

Analisar a concorrência é necessário

As redes sociais corporativas exigem estudo, demandam tempo e atenção, não basta apenas ingressar nas mídias, é necessário estar atento e alerta a todo tempo. Ao contrário do que pode-se pensar, analisar os concorrentes diretos e indiretos é essencial e indispensável. Em meio à concorrência é preciso estar a frente, e para tal feito, nada melhor do que verificar as ações dos mesmos nas redes sociais.

 

Há diversos meios pelos quais pode-se realizar este estudo segue, portanto, algumas técnicas que, se postas em prática, renderão benefícios à sua loja:

 

1. Raio-X:
Esta é uma análise minuciosa e básica para qualquer empreendimento, trata-se da verificação detalhada de todos os números e dados dos perfis dos concorrentes. É o “raio-X” da rede social, que inclui quantos fãs e seguidores este possui, bem como a interação e relação empresa-consumidor. É preciso constatar a periodicidade das atualizações e quais os objetivos que o empreendimento possui ao utilizar-se das mídias;

 

2. Prós e contras:
É indispensável ter conhecimento dos pontos fortes e fracos, estabelecendo um comparativo entre seu e-commerce e a concorrência. Desta maneira poderão ser traçadas metas, objetivos e estratégias de marketing, tudo em prol do desenvolvimento de seu e-commerce, dando destaque ao mesmo;

 

3. Menções:
Monitorar as menções dos concorrentes é imprescindível, pesquise por palavras-chaves, termos, produtos, serviços, bem como os nomes dos colaboradores e executivos. Se faz bastante útil também observar no Twitter os nomes da concorrência no campo TweetReach, para analisar qual o alcance em usuários que estes possuem.

 

Sucesso!

Comentários