Apple e seus novos modelos: boa sacada ou tiro no pé?

Apple e seus novos modelos: boa sacada ou tiro no pé?

Na última terça-feira, 10, Tim Cook, CEO da Apple, apresentou dois novos modelos da marca. O Iphone 5C e o Iphone 5S, continuação do Iphone 5 e top de linha. Já o 5C vem como um divisor de águas da empresa, sendo um aparelho de baixo custo, fabricado em policarbonato e com diversas cores.

 

Com este anúncio, os mais atentos às inovações do mercado se perguntam: como isso vai funcionar para a Apple? Sabe-se que a empresa tem um grande valor agregado à marca e possui uma imagem respeitada e admirada por sua reputação e excelência em produtos. Mas, não se pode negar que ela também é caracterizada pelo preço, acessível a poucos.

 

Sendo assim, este novo aparelho deve ser uma ótima sacada, já que agora a marca poderá fazer parte da vida de mais pessoas, de diversas classes. Além disso, os smartphones em geral estão trazendo cada vez mais utilidades ao cliente, o que pode, sim, diminuir os diferenciais da empresa quando os preços são equiparados.

 

Por outro lado, existe a trajetória da empresa e seus clientes fiéis, que podem se ‘decepcionar’ com esta decisão ou mesmo se sentir ‘ofendidos’, por não mais fazer parte de um grupo seleto.

 

De qualquer forma, esta decisão certamente foi bem planejada, sendo importante lembrar que a qualidade do novo produto permanece inalterada. Esta decisão aplicada ao e-commerce pode exemplificar e endossar ainda mais a discussão sobre preço e valor. O que é mais importante? Ser acessível a todos ou manter o valor agregado dos produtos em alta?

 

Antes de tirar outras conclusões, leia o post ‘O que vender: preço ou valor?’.

Comentários