As fases do e-mail marketing

As fases do e-mail marketing

Muitos assuntos são tratados concernentes ao envio de e-mail marketing, mas por quê? Simples, porque embora seja uma das ações de marketing mais utilizadas, ainda gera resultados muito positivos para as lojas virtuais.

 

Diante disso, desenvolvemos uma análise apresentando as fases evolutivas do e-mail marketing, considerando suas mudanças quanto a passado, presente e futuro. Veja abaixo as principais atualizações e exigências desta ferramenta de atração e conquista de clientes:

 

Passado. Quais as características de um e-mail marketing do passado? E-mails enviados para uma base heterogenia, códigos trabalhados cuidadosamente para que, nenhuma frase ou palavra fosse barrada pelos filtros antispam; além de templates completamente padronizados e engessados; com informações não compartilháveis. Os mais ‘modernos’ e direcionados levavam o nome do remetente, por exemplo: “Olá Sr. João”.

 

Presente. Com tais características ultrapassadas, o desenvolvimento dos e-mails marketing sofreu modificações. Atualmente há uma base mais segmentada de remetentes, que normalmente se cadastram para receber tais informativos. Há uma preocupação com os códigos, mas o que determina, de maneira geral, se uma mensagem é spam ou não é o comportamento do usuário em relação a ela. Há integração com as mídias sociais, o que possibilita o compartilhamento de informações. Como a base de envio mais segmentada é mais fácil não apenas personalizar a mensagem, como o próprio layout.

 

Futuro. O que o futuro reserva para os e-mails marketing é muito discutido, mas o que se pode afirmar, de fato, é que a receita para e-mails de sucesso está no consumidor. Além da segmentação já aplicada, é preciso dar espaço também para a clusterização: entender o comportamento do cliente dentro da loja e, então, enviar e-mails direcionados, com atrativos que o motivem a voltar e comprar. Além da necessidade indiscutível de um layout personalizado, as mensagens também devem ser pensadas nos consumidores e suas necessidades. Vale ressaltar que permanece, também, a relevância da integração e do compartilhamento.

 

A evolução dos e-mails marketing é evidente, você pode conferir em sua própria caixa de entrada as mudanças. Mas para uma loja virtual ser bem sucedida neste tipo de campanha, é essencial entender o cliente, suas expectativas e necessidades. Pois assim é mais simples desenvolver campanhas relevantes, direcionadas e que despertem o interesse de compras.

 

Sucesso!

 

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