Atender bem, para atender sempre!

Atender bem, para atender sempre!

Certamente, você já ouviu falar que um consumidor insatisfeito espalha muito mais rapidamente uma informação negativa contra a empresa, do que um cliente plenamente satisfeito. Além disso, com a presença das mídias sociais, esse retorno pode ser ainda mais catastrófico.

 

Neste cenário, o processo de atendimento é fundamental! Pois, um bom atendimento tem o poder de fazer o cliente retornar à loja, seja em um empreendimento físico ou um empreendimento online. Como no universo virtual, não é possível exercer contato direto com o cliente, alguns aspectos devem ser, obrigatoriamente, levados em consideração. Por exemplo:

 

Quando o cliente vai precisar de mim?
Um consumidor online pode precisar de auxílio desde o primeiro momento que chegar à loja virtual, seja para encontrar um determinado produto, para entender o processo de pagamento ou para sentir confiança no empreendimento. Por isso, mostre-se disponível em todos os momentos.

 

O que substitui o atendimento pessoal?
Para substituir o atendimento pessoal não possibilitado pelo universo online, é preciso disponibilizar-se de outras formas na loja virtual, por exemplo, fornecendo um número telefônico e e-mail para contato, usando ferramenta para chat, apresentando links de serviços e informações institucionais, facilitando o acesso aos departamentos e seções da loja, bem como através das mídias sociais.

 

Até onde eu posso atender?
A loja virtual pode bem atender seus consumidores antes mesmo de eles consumirem, através das mídias sociais, respondendo às dúvidas, críticas e sugestões. Durante a negociação, pode-se atender por meio dos canais apresentados no tópico anterior, e após o processo de compra, é possível fazer contato pós-venda, intensificando o contato.

 

O atendimento, mesmo de forma impessoal, é indispensável e capaz de fidelizar um consumidor à loja virtual. Por isso, trabalhe o atendimento de sua loja buscando a excelência: você obterá resultados muito positivos, tanto em buzz marketing, como em retorno do cliente.

 

Sucesso!

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