Atendimento de qualidade ao cliente é obrigação

Atendimento de qualidade ao cliente é obrigação

Um atendimento de qualidade passou de diferencial a elemento essencial e indispensável numa loja virtual. O problema que surge, portanto, é com relação aos “diferenciais” que caracterizam o marketing de cada empresa em meio à guerra entre concorrentes, uma vez que muitos empreendimentos ressaltavam previamente a qualidade do atendimento e do pós-venda como diferenciais, até mesmo em seus slogans.

 

Apesar de o atendimento caracterizar uma necessidade e não mais, estritamente, um ponto positivo, é preciso realizar o mesmo com desenvoltura e perfeição. Para tal feito, assinalamos dois erros que se cometidos, renderão aos seus negócios péssimos índices de conversão e fidelização dos consumidores, em contrapartida aos erros, também apresentamos soluções simples que poderão reverter os danos causados. Acompanhe:

 

1. Mau atendimento:

Majoritariamente os empreendedores delegam a culpa do insucesso dos atendimentos aos colaboradores, entretanto, antes de culpá-los e tomar medidas severas, pergunte a si mesmo qual a postura, linguagem e procedimento que você tem delegado e orientado os funcionários a tomarem? Há treinamentos? Os profissionais contratados são capacitados? Respondendo a estas questões, será possível chegar ao porque da insatisfação.

 

Dê liberdade aos colaboradores, deixe que estes exponham as dificuldades e queixas corriqueiras. Modifique os procedimentos padrão e esteja a par dos casos de descontentamento dos consumidores. Em casos específicos elabore junto aos funcionários respostas claras e convincentes para que estas sejam transmitidas aos compradores de modo crível e honesto.

 

2. Atendimento personalizado não pessoal:

Não confunda educação com “efervescência”, os consumidores desejam fazer transações, não amizades, mantenha o atendimento profissional.

 

Mantenha o lema: “Em primeiro plano eficácia, em segundo simpatia”. Manter um padrão de atendimento é a saída. Lembrando que o atendimento personalizado é aquele que trata o cliente como indivíduo único que é, sempre os tratando com muita educação.

 

Saiba que o atendimento de qualidade transcende o convencional. Ressaltamos por fim que, recentes pesquisas realizadas por uma empresa de consultoria constatou que 66% das perdas de clientes é devido à indiferença no atendimento e 14% por reclamações não atendidas.

 

Atente-se e sucesso.

 

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