Back Office: a equipe que trabalha por trás das telas para impulsionar seu e-commerce

Back Office: a equipe que trabalha por trás das telas para impulsionar seu e-commerce

O número de lojas virtuais existentes no ambiente digital aumentou consideravelmente nos últimos anos. Por esse motivo um Back Office eficiente se tornou fundamental.

Para esclarecer: Back Office é todo o esforço físico montado por trás de um e-commerce. É o popularmente chamado “por trás do balcão”. Ou seja, a organização de toda a operação, como a logística ou gerenciamento de produtos são partes do Back Office. E essa etapa é muito importante para o sucesso do seu e-commerce.

Atualmente, entender e ter um Back Office se tornou fundamental. O mais curioso sobre isso é que a maioria das lojas virtuais já possuem esse departamento, mesmo que não saibam. Porém, a falta de conhecimento do conceito dessa prática pode gerar ações desorganizadas.

Back Office e e-commerce

O Back Office é uma peça fundamental para o e-commerce. Afinal, uma boa gestão interna é essencial para o sucesso de uma loja virtual.

Além disso, a maneira com que as pessoas estão realizando suas compras mudou muito com o passar dos últimos anos. As compras ficaram mais ágeis e fáceis com a chegada da internet. Isso sem mencionar o verdadeiro empoderamento dos clientes que ocorre por meio da internet. Com a rapidez de compartilhamento, as empresas precisaram redobrar o cuidado ao atender as expectativas de seus consumidores.

E é exatamente por tudo isso que o Back Office precisa ser integrado a loja virtual e ser muito bem estruturado e executado. Causas como prazo de entrega, formas de pagamento, agilidade e facilidade na comunicação com o cliente são diferenciais que aumentam a fidelização de clientes. E isso só é possível se a loja possuir um departamento bem estruturado de Back Office.

Além disso, o departamento é responsável pela segurança, preservando a integridade da loja virtual e evitando vazamento de informações pessoais de clientes.

Como implementar o Back Office na sua empresa?

Conforme mencionamos, o Back Office deve fazer parte da rotina de um e-commerce. Agora, é necessário esclarecer: ele pode ser feito por conta própria ou é preciso contratar softwares ou prestadores de serviços terceirizado para realização desta tarefa?

Em um primeiro momento, ainda com poucos clientes, é provável que essa tarefa seja realizada internamente e talvez de forma manual. Porém, com o crescimento da loja, torna-se quase que impossível ter o controle de todas as tarefas internas de maneira manual.

Vale relembrar que a função do Back Office é trazer agilidade e eficiência em todo o processo de compras. Logo, realizar esse processo manualmente passa a ser um problema, e não mais uma solução.

Então, surge uma nova pergunta: o que fazer para profissionalizar seu Back Office?

A melhor saída, levando em conta custo benefício e controle das operações, é a contratação de uma plataforma de e-commerce que seja integrada com ferramentas que otimizam o processo. Uma excelente ferramenta para gestão e controle dos processos internos da sua loja virtual é o ERP (Sistema de Gestão Empresarial). Por isso, é muito importante que a plataforma de e-commerce possibilite esse tipo de integração, economizando o tempo dos gestores e colaboradores.

Por fim, invista no seu Back Office e coloque o processo como tarefa prioritária para seu negócio. Desta maneira, você terá melhor gestão da sua loja virtual, modernizando processos e efetuando mais vendas.

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