Big data: as informações do seu site valem ouro

Big data: as informações do seu site valem ouro

Big data é o processo de armazenamento de um grande volume de informações com maior velocidade. Isso envolve etapas de análise, captura e curadoria da informação. Usado com inteligência, esse processo vem sendo aplicado pelas equipes de marketing de empresas de todos os portes para tomar decisões e melhorar seu nível de gestão.

 

Por que aplicar big data em seu negócio?

O maior benefício que o big data pode te trazer é o conhecimento sobre o seu internauta. Com esse conhecimento é possível fazer campanhas de marketing mais direcionadas para as quais os internautas respondem melhor, pois vai ao encontro com o perfil dessas pessoas. Isso é personalizar o discurso, gerando proximidade com seus possíveis clientes e falando com a pessoa certa, no momento certo, usando a mensagem certa.

 

Mas lembre-se: conhecer o seu consumidor não significa saber apenas sua faixa etária, classe social e gênero. Ou seja, se ater aos dados demográficos. Vá além. Com soluções de big data você poderá saber por quais temas essa pessoa se interessa, que produtos costuma comprar, que redes sociais acessa e muito mais.

 

Cruzando todas as informações on e offline que você tem, pode identificar padrões, sugerir produtos a serem comprados e antecipar tendências. Por exemplo, usando o big data, a equipe de tecnologia da Amazon.com descobriu padrões de comportamento que indicavam quais livros poderiam ser indicados para cada internauta ler em seguida. Resultado: aumento de vendas.

 

Como obter essas informações?

Você pode obter tais informações sobre a sua empresa por meio de cadastros no meio offline, em seu próprio site ou cruzando os dados das duas fontes. De qualquer forma, o importante é começar a coletar esses dados o quanto antes pois você precisará de um histórico de informações quando realizar ações que envolvem big data. Seus dados serão valiosíssimos para o seu negócio pois serão essenciais para todas as ações.

 

Se você já está pronto para colocar seus dados para trabalhar para você, procure soluções DMP. Se ainda não, procure por soluções analytics que tragam não só dados quantitativos mas também informações profundas sobre a sua audiência.

 

Sucesso!

Comentários