Bounce em e-mail marketing: o que é e como evitar?

Bounce em e-mail marketing: o que é e como evitar?

Bounce é o erro de entrega ou rejeição que ocorre no envio de e-mails. É um forte indicador da qualidade da sua base de contatos. Ou seja: quanto mais, pior.

 

A origem

 

Quando os visitantes do seu site ou portal se inscrevem para receber os seus e-mails, as informações ali coletadas vão obrigatoriamente para alguma base de contato. A menos que você crie formas dos próprios usuários atualizarem seus dados, provavelmente essas informações não serão mais atualizadas, e em consequência disso você terá uma base de e-mails desatualizada com o passar do tempo. Quando esta base for utilizada para envio de e-mail marketing, algumas das mensagens enviadas podem ser devolvidas pelo servidor de destinatário, gerando o famigerado bounce.

 

John! This bounce is very hard

 

Hey Cowboy! Você faz os seus disparos e não acerta de jeito nenhum? Isso pode ser bounce!!

 

Conheça os tipos de bounce

 

E-mails podem gerar bounce por muitos motivos. Talvez o endereço de e-mail seja inválido, inativo, a caixa do destinatário está cheia, o servidor de e-mail está fora do ar, ou o sistema detecta spam ou conteúdo ofensivo.

 

Os dois tipos de bounces são o hard bounce e o soft bounce. Vamos analisar os dois tipos e demonstrar como lidar com eles.

 

Hard bounce

 

O hard bounce acontece quando um e-mail foi enviado para um endereço que não existe mais. Isso pode acontecer por uma série de motivos. Uma possível razão é que, com a crescente adoção de serviços de internet banda larga, as pessoas estão mudando seus fornecedores e, logo, mudam também de endereço de e-mail; ou o  e-mail antigo é excluído.

 

Outra razão muito frequente de hard bounces é a mudança de emprego; o e-mail corporativo de um funcionário demitido geralmente é suspenso.

 

Como cerca de 50% ou mais das listas de contatos tem como origem empresas ou prospects, e não e-mails pessoais, essa causa de bounce é relativamente comum.

 

A única coisa que você pode fazer para combater os Hard bounces é incluir um parágrafo curto em cada um dos seus e-mails, com um texto informativo e um link que permita seus clientes atualizarem as informações e trocarem o e-mail antigo pelo novo.

 

Soft bounce

 

O soft bounce ocorre quando um e-mail é enviado para um endereço ativo, mas não pode ser entregue. Muitas vezes, o problema é temporário – o servidor de e-mail pode estar inativo ou a caixa de correio do destinatário está cheia. O e-mail pode chegar no servidor do destinatário e ser entregue mais tarde, ou o programa de e-mail do remetente pode tentar entregar novamente. Também pode ocorrer, porque uma pessoa tem uma notificação de ausência de temporária habilitada em sua conta de e-mail. Isso corresponde a maior parte dos casos de soft bounce.

 

Não é bom negócio remover essas pessoas da suas listas de e-mail, uma vez que acabará por ler a mensagem depois e tem a capacidade de receber mensagens futuras.

 

Um alerta sobre soft bounce: nem sempre os relatórios sobre este tipo de erro são precisos, porque muitas vezes não informam todos os bounces ou a verdadeira razão para eles. Ao comparar fornecedores de e-mail marketing, peça para ver um relatório de bounce para analisar os dados que são oferecidos. Se o fornecedor não pode produzir um relatório de exemplo, peça quais informações eles exibem sobre soft bounce.

 

O que fazer? Hard ou soft? Soft ou hard?

 

pronounce-gif[1]Deixe de enviar e-mails para os contatos da sua base que resultarem em hard bounce, isto economizará dinheiro, e evitará que sua reputação seja prejudicada.

 

Já em relação ao soft bounce é mais complicado. Monitore-os, e caso o seu fornecedor de e-mail marketing permitir ler as mensagens de retorno, analise as razões de cada um.

 

No entanto, não é recomendável remover esses contatos da sua lista, a menos que se perceba que um determinado e-mail resulta neste tipo de bounce durante alguns meses. Sempre ofereça link de descadastro; a maioria das soluções de e-mail marketing oferece esses links para você. Certifique-se de manter suas listas de contatos limpa, e você vai economizar dinheiro.

 

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