Características dos consumidores online

Características dos consumidores online

Para conquistar consumidores nas lojas virtuais, empresas responsáveis por pesquisas desenvolveram análises para destacar os diversos perfis de clientes que compram pela web. Segundo dados levantados recentemente, foram traçados os seguintes perfis de e-consumidores:

 

Círculo de Confiança

São chamados assim, pois tem o interesse exclusivo de manter relacionamento com familiares e amigos, e não em criar novos relacionamentos. Esse perfil caracteriza-se por 47% dos consumidores online.

 

Cauteloso

São consumidores bastante seletivos em relação a quem estão se comunicando e quais informações estão sendo prestadas na web. São muito ativos nas redes sociais e prezam para que os seus dados pessoais sejam tratados com respeito e cautela pelas lojas virtuais. Representam 33% dos consumidores online.

 

Candidato – Informação

São os consumidores que vão para a web em busca de consumir informação. Seu objetivo é recolher as opiniões e análises referentes aos comentários de consumidores em relação à produtos e serviços. Possuir bom conteúdo no perfil da marca nas redes sociais é uma ótima forma de chamar sua atenção, 33% dos consumidores acreditam fazer parte desse perfil.

 

Entusiastas

Este perfil corresponde a 32% dos consumidores online. Esse grupo é composto por jovens, ativos nas redes sociais e nos e-mails. Gostam de ser os primeiros a receber informações sobre a marca, mas querem que essas informações sejam de qualidade.

 

A procura de propostas

Esse grupo representado por 30% dos consumidores, não é muito ativo ao produzir conteúdos próprios, pois buscam ofertas e descontos através de e-mails e perfis em redes sociais. Em contrapartida, participa com comentários em artigos, produtos, etc.

 

Compradores

Representado por 24% dos consumidores, a característica desse grupo é comprar. Mas, além disso, esses e-consumidores passam muito tempo também pesquisando entre as lojas quais são as melhores opções, pois estão mais interessados na qualidade daquilo que é oferecido, do que no preço.

 

Viciados em Notícias

Em média, 21% dos consumidores online fazem parte desse grupo. Sua característica é usar a web para obter informações de notícias e eventos. São sempre ativos nas redes sociais produzindo artigos e comentando outros.

 

Jogadores

Equivale a 19% dos consumidores online, com baixo poder aquisitivo. Buscam principalmente notícias sobre games, sendo o uso de redes sociais uma forma de jogar e compartilhar experiências. Por isso, não costumam seguir marcas nessas mídias.

 

Borboletas Sociais

Esse grupo, composto por 13% dos consumidores sociais, tem a prioridade de fazer e manter muitos amigos. Tem interesse de receber e-mails e enviá-los. São blogueiros ativos e fazem comentários pela rede.

Os negócios em primeiro lugar

Cerca de 8% dos consumidores se identificam com esse grupo. Estes consumidores estão na web para fazer negócio, buscando as últimas tendências, contatos profissionais, etc. Usam o e-mail e as redes sociais com frequência, mas não possuem interesse por seguir marcas na web.

 

Amplificadores

São 7% dos consumidores online que desejam conectar, educar e compartilhar informações com outras pessoas na web. As integrações sociais são levadas muito a sério.

 

Livro Aberto

Um total de 6% dos consumidores online fazem parte desse grupo. Caracterizam-se por expressar seus gostos, preferências, opiniões e querem divulgar suas experiências e conhecer pessoas para compartilhá-las. Quanto às marcas, podem ser seus maiores defensores ou detratores.

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