Características dos e-consumidores brasileiros

Características dos e-consumidores brasileiros

É admirável o número de e-consumidores brasileiros crescentes a cada ano, segundo dados da consultoria e-bit. De cerca de 1 milhão de consumidores online registrados em 2001, o Brasil chegou a 2009 com um número de 17,6 milhões de pessoas que preferem comprar pela internet.

 

Esse crescimento de pessoas interessadas e integradas ao e-commerce se dá, principalmente, pela confiança adquirida através das lojas virtuais. Dados revelam que 86,3% dos consumidores online compram pela web porque confiam nas lojas brasileiras.

 

Em estudo realizado pela e-bit, destacam-se como maioria de e-consumidores pessoas com idade entre 25 e 59 anos (80%). A renda familiar desse público consumidor fica, principalmente, entre R$1.000 e R$3.000 (38%). A escolaridade é bastante dividida, 32% possuem ensino superior completo, 23% com ensino superior incompleto, e 22% têm ensino médio completo.

 

O e-commerce brasileiro é capaz de atender a todas as classes sociais existentes no país. A pequena fatia segmentada da classe alta, por exemplo, é atendida pelo e-commerce de luxo, já as classes A e B são as grandes consumidoras dessa tendência.

 

O público C e D, por sua vez, são as classes consideradas em ascensão, especialmente, pelo crescimento da internet banda larga, e a facilidade de aquisição e baixo custo de computadores no mercado. Por essas representarem a maior parcela da população brasileira, são as grandes impulsionadoras do crescimento e sucesso do comércio eletrônico no Brasil.

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