Comentários como ferramenta de marketing

Comentários como ferramenta de marketing

Vemos constantemente a falta de perspicácia por parte dos empreendedores quanto ao espaço reservado aos comentários em sites, blogs e e-commerces, ignorando muitas vezes o poder contido nesta simples ferramenta.

 

Sejam negativos ou positivos, raramente observamos os comentários sendo respondidos, tornando a interação um mero monólogo, o que é inteiramente prejudicial.

 

A falta de conhecimento encobre o valor que há nos comentários e interações em geral, fazendo com que lojistas, deixem de publicar as mais diversas interações por parte do público, não distinguindo o teor das mensagens. Seja por falta de conhecimento ou por atribuir a este elemento pouco valor, veja algumas das maiores vantagens em incentivar os comentários, que certamente te fará repensar a questão. Acompanhe:

 

Relacionamento:

A princípio pode parecer muito claro e até mesmo óbvio, mas abrir um espaço para os seus consumidores falarem, aprimorará a relação cliente e empresa, possibilitando ao lojista um olhar macro e não micro sobre as questões empresariais. Seja no blog ou nas mídias sociais, os comentários servem para o aperfeiçoamento, para um feedback completo, bem como um canal de ideias, sugestões e esclarecimento de dúvidas. Interagir com os compradores é fundamental, caso contrário os mesmos se sentirão ignorados. Além disto, responder abertamente aos consumidores poderá sanar uma dúvida coletiva, transmitindo credibilidade;

 

SEO:

Os comentários tem o poder de influenciar positivamente os clientes em potencial e disto todos já sabem, mas, você, lojista, sabe qual a ligação entre comentários e SEO? Se não, preste muita atenção: o ambiente reservado às mensagens admitidas por compradores é visto como conteúdo por mecanismos de busca, tal como o Google, seja nas lojas virtuais ou blogs! Isto significa que por conter, majoritariamente, informações pertinentes e temas relevantes, os buscadores filtram positivamente o site/blog. É bastante comum que entre os diversos comentários contenha palavras-chave, sendo que o uso destas é totalmente inconsciente e não proposital por parte dos consumidores, o que no entanto auxilia o empreendimento.

 

Sendo assim, concluímos que é de extrema importância a liberação e o incentivo em absoluto desta ferramenta, aplique ao seu negócio e conte-nos os resultados!

 

Sucesso.

 

Comentários