Como as redes sociais podem contribuir para o comércio eletrônico?

Como as redes sociais podem contribuir para o comércio eletrônico?

Não é mais novidade que as redes sociais tornaram-se, para as empresas em geral, verdadeiras ferramentas de propagação, divulgação, interação com os clientes, e reconhecimento da marca. Aliás, entende-se, que as empresas que não estão inseridas no universo eletrônico, já estão perdendo uma importante parcela de mercado.

 

Nas relações comerciais online, essa característica não é diferente, muito pelo contrário, as redes sociais como Orkut, Twitter, Facebook, YouTube, Blog, entre outras, fazem grande diferença no reconhecimento da marca, na divulgação de lançamentos e na interatividade do cliente junto ao lojista.

 

Segundo o IBOPE, o Brasil tem mais de 66 milhões de internautas, sendo o país com maior acesso às redes sociais. Não obstante, o Brasil também cresce no sistema de comércio eletrônico, cerca de 30% ao ano, com um faturamento acima dos 10 bilhões.

 

Algumas lojas virtuais trabalham junto às redes sociais, disponibilizando no Twitter, por exemplo, promoções de determinados produtos e vantagens disponíveis apenas aos seus seguidores. Já as grandes empresas do comércio eletrônico utilizam-se do blog para manterem uma relação saudável com seus clientes através de artigos, informações sobre produtos e possibilidade de comentários.

 

As redes sociais proporcionam às empresas, uma nova oportunidade de conquistar visitantes, transformando-os em clientes potenciais através de uma comunicação mais intensa permitida por tais mídias. Cabe aos empreendedores, apenas, utilizarem a internet com todos os recursos que ela pode agregar, seja com um Blog, Twitter, Orkut, Facebook ou YouTube, explorando seus benefícios para o crescimento de seus negócios.

Comentários