Como aumentar suas vendas com o Marketplace: conheça algumas estratégias e aprenda como aplicar

Como aumentar suas vendas com o Marketplace: conheça algumas estratégias e aprenda como aplicar

Quando se fala de digital, virtual e online, esse universo está sempre em constante evolução, oferecendo a seus usuários diversas formas de interação, e isso também engloba a forma de fazer negócios. A internet também revolucionou esse ponto, a ligação entre clientes e empresas, e a maneira de comercializar produtos e prestar serviços.

 

A quantidade de e-commerce é ampla, sendo que boa parte das transações comerciais é realizada em lojas virtuais, e muitas empresas não possuem loja física, somente no mundo online. O marketplace é uma inovação do mundo digital que vem dado muito certo, possibilitando que diferentes lojistas tenham oportunidade de vender seus produtos de forma prática e com um baixo custo.

 

Para os lojistas que querem iniciar suas vendas na internet, ter uma plataforma eficaz de vendas é um passo inicial e fundamental. Muitos lojistas ainda enfrentam algum tipo de dificuldades ao entrar no marketplace.

 

Essa operação se diferencia por proporcionar um ambiente onde diversos lojistas vendem seus produtos, contando com um sistema baseado em custo por clique (CPA), onde a loja repassa somente valores ao gestor após uma venda ser realizada.

 

Portanto, o marketplace é indicado para empreendedores que já trabalham com e-commerce e querem aumentar suas vendas no mundo online, oferecendo cada vez mais opções para seus clientes.

 

Vantagens em trabalhar no marketplace

 

Uma das principais vantagens de atuar em um marketplace é o baixo custo de investimento para expor e comercializar seus produtos sem demais complicações.

 

Outras vantagens são:

 

Visibilidade

 

Ter como vitrine de seus produtos um site com milhares de visualizações por dia é uma forma rápida e eficaz de conseguir visibilidade em sua loja. Pense como um shopping center, são diversas pessoas, de diferentes interesses tendo acesso aos seus produtos.

 

Aumento das vendas

 

Com um número alto de visitantes todos os dias, em todos os horários, consequentemente suas vendas irão aumentar, elevando o faturamento.

 

Alto retorno

 

Levando em consideração o investimento ao entrar em um marketing place, como citado anteriormente o lojista ganha uma alta visibilidade, poupando por hora investimentos com mídia paga.

 

Baixo investimento

 

A questão é negociação. É fundamental negociar com os marketplaces a porcentagem de comissão, ele por só já oferece uma vitrine praticamente pronta, com isso o lojista ganha tráfego e relevância para sua loja.

 

Relevância de sua loja

 

Se sua loja no marketplace ganha mais visitantes diariamente e é procurada com mais frequência, consequentemente isso afeta positivamente no seu posicionamento nos sites de busca, sendo cada vez mais fácil ser encontrado por seus consumidores, trazendo assim um bom rankeamento.

 

Novos consumidores

 

Com a chegada de novos consumidores, é necessário que o lojista amplie sua gama de produtos, podendo até apostar em novos nichos.

 

Crescimento

 

Com uma quantidade maior de clientes, a possibilidade de explorar novas vendas é cada vez mais viável, por exemplo, se você comercializa bolsas femininas e carteiras, porque não começar a vender também sapatos? Aumentando sua gama de produtos para satisfazer seus clientes é um dos passos principais para o crescimento de sua loja virtual.

É sempre importante lembrar que fidelizar clientes custa muito menos do que adquirir novos clientes, e recuperar os que por algum motivo ficaram insatisfeitos.

Para começar a comercializar em marketplaces, é necessário seguir alguns passos. Fizemos uma lista com as principais etapas para entrar nesse mercado:

 

Cadastro

 

Primeiramente é necessário preencher o cadastro no site de marketplace que deseja trabalhar. Os formulários estão disponíveis no marketplace de escolha

 

Documentação

 

Dependendo do marketplace de escolha, é exigido alguns documentos que mostrem a situação legal de seu negócio. Os documentos solicitados variam de cada marketplace, basta acessar o site do parceiro escolhido e conferir a lista de documentos solicitados.

 

Aprovação

 

Depois de enviar toda a documentação solicitada anteriormente, o cadastro irá passar por uma aprovação. Cada parceiro tem o critério de avaliação, alguns chegam a ter aprovação automática, já outros a seleção é mais rigorosa, podendo ter também a possibilidade de negociação de comissão sobre vendas.

 

Geralmente, após o cadastro e envio da documentação, o marketplace entra em contato para dar sequência ao processo.

 

Envio e cadastro de produtos para comercialização

 

Após todo o processo e a aprovação de sua loja, começam as operações de cadastro dos seus produtos, e envio de informações de sua loja para dar início a operação de vendas no marketplace. Dessa maneira é possível enviar automaticamente seus produtos para o parceiro escolhido, manter estoque atualizado e receber os pedidos diretamente pelo seu sistema

 

Apesar das particularidades de cada marketplace, manter uma parceria e trabalhar com esse canal é ter garantia de vendas. O ponto crucial é equilibrar marketplace, consumidor e lojista. Seguir as regras de cada parceiro é fundamental para o processo de venda caminhar positivamente, e ter uma boa aceitação por parte do consumidor. Desta forma, todos saem em vantagem, e gozam dos benefícios que essa modalidade proporciona.

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