Como impulsionar as vendas usando o atendimento ao cliente?

Como impulsionar as vendas usando o atendimento ao cliente?

O atendimento ao cliente é um dos serviços que deixa o consumidor mais insatisfeito no Brasil. Longas esperas para o atendimento, atendimento mecanizado, redirecionamentos labirínticos são algumas das reclamações de diversos clientes. Veja como melhorar:

 

Utilize o SAC 2.0

 

O SAC 2.0 é multicanal, uma vez que o seu cliente irá buscar contato principalmente por meio das redes sociais, dos blogs e dos sites de defesa do consumidor.

 

Na verdade, inicialmente, o cliente não buscava o contato com a empresa, ele usava esses meios para deixar pública a sua insatisfação! As empresas, para mitigar os danos à imagem, foram percebendo o potencial dessas mídias para o atendimento ao cliente e estavam corretíssimas nesse ponto.

 

Então, a melhor forma de impulsionar as vendas é ler ativamente os comentários que os clientes fazem nas suas postagens e verificar se há ali uma reclamação. Quando houver, responda prontamente, de preferência, com uma resposta íntima, criativa, bem humorada e que esteja focada em solucionar o problema do cliente. Caso contrário, estará fadado ao fracasso, fazendo com que você perca, dessa forma, clientes em potencial.

 

Ao contrário do telefone, existe a possibilidade de a conversa ser pública, portanto, use isso como uma ferramenta a seu favor. Resolva o problema do cliente e crie uma imagem positiva da sua empresa. Se for uma resposta que soluciona a demanda, potenciais clientes se sentirão motivados. Se, além disso, for uma resposta inteligente e engraçada, eles irão compartilhar a sua resposta com outras pessoas, gerando, dessa forma, um marketing gratuito e extremamente eficaz.

 

Portanto, nada de respostas prontas ou automatização do atendimento nesses casos! Hoje em dia, as pessoas adoram sentir que as empresas são “gente como elas”. Fique atento a isso!

 

Separe a função das equipes de vendas e de relacionamento

 

Muitas empresas cometem o equívoco de tentar vender para o cliente quando ele está contatando a empresa para desligar um serviço ou pedir a devolução de um produto. Assim, mesmo antes de ele falar, já está sendo oferecido um novo. Outras aproveitam o encerramento da ligação, com a consequente exaustão do consumidor, para divulgar algum produto.

 

Com o tempo, o cliente perde a motivação de se fazer entendido, pois sabe que o canal de relacionamento, ao invés de resolver o seu problema, irá tentar lhe vender outro produto ou serviço. Portanto, jamais se esqueça de que um bom atendimento impede que o consumidor propague uma imagem negativa da sua marca nas redes sociais, além de possivelmente torná-lo um defensor de sua empresa. Todo o foco deve estar em proporcionar a melhor experiência para o seu público, pois ele é o motivo de sua empresa ainda existir.

 

Pense nisso e sucesso!

 

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