Como lidar com a margem bruta no e-commerce?

Como lidar com a margem bruta no e-commerce?

Um indicador essencial em seu e-commerce é o cálculo da margem bruta: preço de venda menos o custo dos produtos que você comercializa. Desta forma, é importante otimizar esta margem e lembrar sempre de que tê-la alta não é sinal de sucesso, já que este número envolve outros fatores que devem estar alinhados. Veja alguns deles, importantíssimos para o desenvolvimento da margem bruta ideal:

 

Produto
Defina o que seu público quer e tente oferecer um mix de produtos que dê certo. A segmentação é importante e, por isso, se você vende uma gama de diferentes marcas e preços do mesmo produto, vai atingir diversas ‘classes sociais’ de um público que tem uma necessidade em comum. Esta pode ser uma boa estratégia. A rotulagem privada também pode ser uma boa saída, dependendo do produto comercializado e de seu fornecedor.

 

Preço
A estratégia de preço deve ser bem trabalhada, estando atenta ao mercado e concorrentes. No e-commerce, nada que seja muito fixo dá certo. Use diferentes taxas para diferentes produtos e sempre considere todos os custos envolvidos em seu produto, seja o transporte ou algum custo adicional, para desenvolver o preço final. Pense ainda no seu foco de vendas, pode ser interessante, por exemplo, aumentar o preço de determinado produto para que ‘compense’ ao cliente adquirir um mais caro.

 

Origem
Conheça diversos fornecedores para escolher o melhor preço. Se possível, evite intermediários e tenha contato com fabricantes.

 

Canais de vendas
Caso exponha seus produtos em outros canais de vendas, fique atento às taxas. Além disso, se estiver em marketplaces, selecione apenas alguns produtos que vão para o marketplace com base no mercado.

 

Propaganda e Promoção
Organize promoções, categorização e personalização. Se você pode influenciar a compra, faça isso e apresente os produtos certos para os clientes certos. Este é o fator que te diferencia, além do preço, e pode aumentar suas conversões.

 

Busque alinhar estes fatores em seu e-commerce. Boas vendas!

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