Como o Showrooming pode ajudar a aumentar as suas vendas?

Como o Showrooming pode ajudar a aumentar as suas vendas?

O showrooming é uma ação em que os compradores experimentam produtos na loja física e depois fazem a compra na loja virtual por um melhor preço.

 

Esse fenômeno tem acontecido cada vez mais porque as lojas virtuais muitas vezes oferecem condições e preços mais atrativos do que as lojas físicas, pois lojas virtuais não têm muitos custos de operação como a física, permitindo ao lojista oferecer ações mais atrativas no e-commerce, por exemplo, frete grátis e até mesmo preços menores.

 

Isso implica diretamente na forma de contato e interação entre os consumidores e a marca, pois além da relação direta entre lojas físicas e e-commerce, os consumidores também mantêm contato por outros meios, como os dispositivos mobile, por exemplo.

 

Esta realidade multicanal tornou a vida dos consumidores mais prática junto com a quebra de paradigmas, e exigirá das empresas que criem novas estratégias de relacionamento com os consumidores para impactá-los. Isso pode ser percebido no estudo Google Planeta Móvel, que mostrou que 48% de todos os usuários de smartphones no Brasil utilizam os aparelhos para fazer pesquisas de produtos e/ou serviços, sendo que 15% destes indicaram estar dentro de uma loja física no ato da pesquisa online.

 

A causa deste fenômeno se deve ao fato de os consumidores quererem confirmar a qualidade e características dos produtos desejados, o que os leva, muitas vezes, a tirarem todas as dúvidas pessoalmente (fisicamente) e, em um segundo momento, compram online, porque na web encontra-se preços mais baratos.

 

Prova disso foi um estudo feito pela GroupM em 2012, que mostrou que 45% dos consumidores trocariam uma compra na loja física para comprar pela loja virtual se recebessem desconto de 2,5%, e 60% trocariam se recebessem desconto de 5%.

 

O que mais impressiona nesse cenário é que, mesmo diante dessa realidade, apenas 10% dos lojistas que participaram das pesquisas possuem algum tipo de estratégia para limitar os efeitos desta atividade, ou aproveitá-la para beneficiar a operação, independente do consumo pelo canal físico ou pelo e-commerce, o que mostra a necessidade de uma melhor preparação das empresas para se beneficiar do showrooming, Em contra partida, esse “gap” no mercado pode ser visto com uma grande oportunidade para as empresas aumentarem a rentabilidade do negócio.

 

Para concluir, podemos dizer que diante desse cenário, o que é fato é que as empresas precisarão se reinventar para lidar com essas novas necessidades dos consumidores, que buscarão cada vez mais confiança, credibilidade e, principalmente, preços e condições que eles acharem justo.

 

E, diante de tudo isso, o que fazer? A primeira dica para usar o showrooming em favor do seu negócio é fazer ações “OmniChannel”, que nada mais é do que trabalhar com todos os canais de forma integrada, por exemplo, permitindo aos consumidores comprar online e retirar na loja física mais próxima e/ou, em caso de troca de um produto comprado online permitir também a retirada na loja física mais próxima.

 

Pense nisso e sucesso!

 

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