Como ser inovador no e-commerce?

Como ser inovador no e-commerce?

A inovação é um atributo que se tornou essencial em um mercado cada vez mais competitivo e acirrado como o e-commerce. Mas o que é inovação e como esta característica pode ser aplicada ao montar uma loja virtual?

 

Entendemos inovação como a exploração de novas ideias em busca de um objetivo. No cenário virtual, ser um lojista inovador é conquistar meios de tornar seu empreendimento progressivo. Nesse sentido, consideramos que empresa inovadora é aquela que:

 

Investe em pesquisa e desenvolvimento de seus produtos/serviços. No ranking das empresas mais inovadoras do mundo, um dos fatores que determinam tal título é o investimento em pesquisas e desenvolvimento. Mas por quê? Simples, porque ao estudar e desenvolver melhorias conquista-se personalização e proximidade com o público-alvo. Dessa forma, é indispensável que sua loja virtual, para ser inovadora, abra a mente para o mercado e busque o melhor para oferecer aos clientes.

 

Entende a necessidade de seus consumidores, antes de oferecer produtos. Ligado ao item acima, além de buscar melhorias para o negócio é necessário entender o comportamento do consumidor diante da negociação. Para ter uma loja virtual de sucesso é preciso atender às expectativas do cliente, bem como, entender sua necessidade de consumo para, então, apresentar-lhe opções satisfatórias.

 

Mantém contato com o consumidor, independente da situação. Uma loja virtual inovadora é aquela que busca motivos para contatar o consumidor, seja com e-mails de ofertas, newsletters periódicas e personalizadas, mensagens de felicitações, informações referentes às atualizações no processo de negociação, e-mails convidativos, etc. O objetivo dessa atitude é ser lembrado pelo cliente, não perdê-lo de vista, nem deixá-lo à mercê da concorrência.

 

Exemplo de inovação: A forma errada de qualificar a Zappos é dizer que se trata apenas de uma loja de sapatos. A Zappos, na verdade, vende calçados, roupas e acessórios. Mas também vende segurança, personalização, exclusividade, transparência e interesse para com o consumidor. Entre os valores da empresa, a Zappos conserva itens como “Entregue um “UAU” através dos serviços”, “Seja aventureiro, criativo e cabeça aberta”, “Crie relacionamentos abertos e honestos através da comunicação” e “Seja humilde”. Um perfeito exemplo a ser seguido.

 

Para desenvolver um empreendimento inovador no e-commerce, é preciso caminhar na contramão da maioria, não se deixar prender pelo óbvio; é necessário buscar diferenciais que ninguém colocou em prática e torná-los excelentes. Vender por vender, qualquer pessoa faz. Mas vender para suprir necessidades, para conquistar fidelidade e destaque é ação de poucos e são esses poucos que alcançam o sucesso!

Comentários