Como utilizar o Marketing de Conteúdo para divulgar o seu e-commerce

Como utilizar o Marketing de Conteúdo para divulgar o seu e-commerce

Já parou para pensar quantas vezes pesquisamos sobre determinado produto ou sua utilização na internet? O Marketing de Conteúdo no e-commerce serve exatamente para isso: ajudar sua empresa a conquistar o público com informações e criatividade, oferecendo respostas para as mais variadas dúvidas.

O comportamento do consumidor online

É muito difícil encontrar, atualmente quem nunca fez uma pesquisa no Google antes de realizar uma compra.

Um estudo realizado pela Boston Consulting Group (BCG) mostra que 90% da população brasileira realiza pesquisas e comparações de marcas online. Já a pesquisa Connected Life, feita pela Kantar TNS (uma das maiores agências de pesquisa do mundo) nos mostra que, de maneira global, 51% dos compradores preferem tomar uma decisão exata antes de efetuar a compra.

E onde entra o Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é uma ferramenta que, quando utilizada em meio on-line, faz com que sua empresa alcance autoridade e relevância. Isso, de certa forma, conquista e cativa o público. Afinal, se eu vou adquirir um produto ou serviço, farei isso com quem é especialista.

Porém, atenção! Para o uso do Marketing de Conteúdo, são necessários alguns cuidados.

Escrever no tamanho certo

Geralmente, o tamanho do texto é determinante para a leitura do mesmo. Muitas pessoas, ao se depararem com um texto muito longo, acabam desistindo antes mesmo de começaram.

Porém, é preciso prestar atenção no canal onde está sendo veiculado o texto. Uma pessoa utilizando redes sociais, por exemplo, está menos propensa a ler um texto longo. Já quem está em um blog ou buscando informação no Youtube está mais disposto a informações extensas.

Além do tamanho do texto, é necessário prender atenção dos leitores, despertar curiosidade e fazer com que ele tenha vontade de consumir seu conteúdo até o fim.

Aliar texto à imagem

Muitas pessoas ligam a palavra “conteúdo” somente com texto. Mas não é só isso. Há várias maneiras de disseminar um conteúdo: por meio de texto, post, imagem, vídeo, Podcast, entre outros.

Vale ressaltar que a configuração também é bastante importante, pois o primeiro contato do público com seu post deverá ser atrativo e visualmente agradável. Por isso, as imagens devem estar em boa qualidade.

Considerar o visitante que não compra

O número de visitantes de seu site é consideravelmente maior comparado ao número de compradores: o que é absolutamente normal.

São raros os casos de consumidores que realizam suas compras no primeiro acesso. O comportamento de compra é um pouco mais lento e gradativo, passando por etapas de pesquisa, comparações de preço, verificações de prazo de entrega e, só depois, a compra.

Então, quando for investir em algum tipo de conteúdo para seu consumidor, lembre-se de impactá-lo em todos os processos de compra, do primeiro ao último estágio.

Escolher palavras potenciais

Para que seu conteúdo seja considerado realmente relevante e converta em vendas, é necessário atrair, conquistar e vender.

Invista em termos e palavras-chave: eles auxiliam em seu rankeamento nos principais sites de busca, e fazem com que se público encontre seu material como resposta para determinada dúvida.

Criar e seguir um calendário editorial

Elabore um calendário com temas para suas postagens. Aproveite datas especiais para seu segmento, escreva artigos em comemoração, crie posts de acordo com a época que será publicado, entre outros.

Quando você começar a elaborar conteúdos relevantes, sua marca se tornará autoridade no assunto e isso, consequentemente, acarretará em mais vendas e reconhecimento.

Quer saber mais? Venha bater um papo com a gente.

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