Fidelizar clientes no e-commerce: dicas para vender mais

Fidelizar clientes no e-commerce: dicas para vender mais

Fidelizar clientes é tão importante quanto atrair novos visitantes a sua loja virtual. Esse processo se baseia em mostrar o quanto os clientes são importantes para a sua empresa. Para isso, é preciso valorizá-los e oferecer estímulos para que se mantenham fieis à sua marca, preferindo você e não a concorrência.

 

Dicas essenciais para fidelizar clientes e tornar seu e-commerce mais sólido

1. Atendimento personalizado fideliza um cliente

Você precisa se diferenciar de outras lojas no quesito atendimento, isso é fato. É no momento de atender, tanto no pré quanto no pós-venda, que o lojista consegue um contato mais pessoal com o cliente.

 

Nesse sentido, em vez de atendê-lo a equipe pensa que é o melhor jeito, procure abordá-lo como ele gostaria de ser atendido. A dica é perceber os sinais indicados pelo cliente em potencial e traduzir suas preferências para abordagens mais assertivas.

 

2. Nichos possuem clientes fieis

Em vez de tentar conquistar clientes completamente diferentes, é mais adequado (e barato) focar em públicos segmentados, assim você pode direcionar estratégias de marketing às pessoas certas. Afinal, conhecer o perfil do cliente é fundamental para fidelizá-lo.

 

Tenha respostas claras para perguntas como “quem são meus clientes em potencial?”, “Onde estão?”, “O que buscam?”, “Quais suas expectativas em relação ao meu produto ou serviço?”.

 

3. Fidelizar um cliente é criar um vinculo

Garanta que o cliente encontrará meios para registrar suas sugestões ou reclamações (e-mail telefone, chat online, redes sociais, mensagens pós-venda).

 

Algo importante no e-commerce é enviar mensagens de agradecimento pela visita e pedir uma avaliação do atendimento, dos produtos e do tempo de espera, por exemplo.

 

4. Ofereça vantagens que vão além do preço

Atrair clientes apenas pelo preço baixo é uma estratégia duvidosa, porque o comprador dificilmente vai aceitar pagar um preço mais alto no futuro (sem desconto). Se você oferecer mercadorias por preços muito abaixo da média, em vez de agregar valor com serviços (bom atendimento, por exemplo), é pouco provável que ele retorne quando o período de promoções tiver encerrado. Significa que você atraiu um cliente para uma compra avulsa e não o conquistou.

 

E jeito eficiente de usar as abordagens certas é registrar as mercadorias que o cliente já adquiriu e futuramente oferecer itens relacionados, como vinhos e espumantes, sabonetes e hidratantes, livros da mesma autora, filmes do mesmo diretor.

 

5. Fortaleça o back office

Um bom sistema de gestão online e uma plataforma de e-commerce é essencial para estruturar qualquer e-commerce. Além de simplificar o dia a dia com emissão de NF-e, boletos, controle de estoque e frente de caixa, por exemplo, o software acompanha o andamento dos diversos departamentos, oferecendo relatórios gerenciais que garantem uma visão macro da empresa.

 

Um ERP como o Bling é especialista em armazenar e organizar dados, assim você pode mapear as preferências dos seus clientes por mercadorias e meios de pagamento, além de otimizar a gestão de tempo e dinheiro.

 

Aproveite essas dicas e comece a fidelizar clientes no seu e-commerce.

 

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