Dicas para um controle de estoque eficiente e organizado

Dicas para um controle de estoque eficiente e organizado

Os empresários que trabalham com vendas no e-commerce conhecem os desafios de gerir o estoque e acompanhar o fluxo das transações. Entre os fatores que devem ser administrados estão a disponibilidade das mercadorias e a atualização das quantidades, tópicos que exigem atenção para evitar divergências na gestão interna e na comunicação com o cliente.

 

Pensando na importância desse assunto, separamos algumas dicas que ajudarão você a controlar melhor o estoque da sua loja virtual.

Mantenha o status atualizado

Evite frustrações: tenha controle absoluto sobre cada peça vendida, perdida ou deteriorada no estoque, assim você não oferecerá ao cliente algo que não poderá entregar. Informações desencontradas são prejudiciais para a imagem da empresa, podendo comprometer a credibilidade da loja.

Organize o controle de estoque 

Para um controle de estoque eficiente, é preciso organizar todos os itens. Uma boa dica é criar categorias para os produtos e organiza-los por endereçamento no estoque, isto é, indicando a localização das mercadorias. Outro ponto importante é cadastrar os itens com códigos únicos, assim você evita que ocorra duplicidade no inventário e bagunça na hora de localizar a mercadoria.

 

Aposte em ERP

Um bom software de gestão online (ERP) integra os dados e processos dos diferentes setores da empresa em um único sistema, proporcionando mais praticidade e segurança à administração do negócio. “Um ERP integrado ajuda a diminuir consideravelmente os erros e problemas de estoque, principalmente em lojas que atuam em mais de uma plataforma, como e-commerce próprio e marketplaces”, explica Sidney Zynger, sócio do Bling.

 

Além do estoque, o ERP acompanha etapas como fluxo de caixa, reposição de mercadorias, processos de logística e cadastros de clientes e fornecedores, fornecendo relatórios precisos sobre o desempenho da empresa. Isso significa que, por meio da integração de processos, o gestor consegue traçar negociações com base na realidade do seu negócio, ou seja, o ERP torna o dia a dia da loja mais ágil e ainda otimiza a gestão empresarial.

 

Conhece o Bling?

O Bling possui um módulo de checkout de pedidos com o uso de leitor de códigos de barra, que auxilia na separação e conferência de pedidos e também oferece relatório de localização no estoque. O software disponibiliza dois métodos de checkout disponíveis: o packing, que permite a separação de itens de forma orientada a empacotamento, e o picking, que permite a fácil verificação de itens sem orientação.

 

Curioso? Clientes Dotstore têm vantagem na contratação do Bling. Utilizando o cupom #dotstore, os três primeiros meses são grátis em qualquer plano do ERP.

 

Comentários