Diferenciais: Dicas absorvidas com o hit Gangnam Style

Diferenciais: Dicas absorvidas com o hit Gangnam Style

É cada vez mais comum o surgimento de virais na internet, principalmente através de vídeos. E o mais comentado e visto da vez é o “Gangnam Style”. Embora taxado com opiniões que variam do hilário ao esdrúxulo, esse vídeo tem várias dicas para deslanchar sua loja virtual. Veja:

 

A história
Gangnam é um dos principais distritos de Seul, por onde os visitantes sempre passam a passeio ou a trabalho, uma vez que ali se estabelecem as principais empresas da cidade que alavancam a economia da Coreia do Sul, como a Samsung. Mas, por que a história de Gangnam faz diferença para minha loja virtual? Simples, porque sem história sua empresa não conseguirá ir muito longe. Para conquistar o sucesso é preciso ter base, foco e objetivo!

 

A preparação
O vídeo desenvolvido pelo sul-coreano Park Jae Sang, Psy, teve toda uma preparação para acontecer. O popstar juntamente com sua equipe buscou por cenários absurdos em Seul e por astros renomados da Coreia para sua “dança do cavalo” sexy. Esse tópico diz respeito ao planejamento do seu negócio, pois fazer ações apenas por fazer, sem uma análise de mercado e sem um público específico, não renderão retornos positivos.

 

A realidade
Todo o vídeo se passa em Seul, com personagens influentes entre os sul-coreanos. Isso representa o foco de se trabalhar com um público específico. É claro que Psy gostaria que seu vídeo fosse um sucesso no mundo todo, como está sendo; mas seu objetivo principal, sem dúvida, foi a população de sua cidade, Gangnam. Estabeleça o público de sua loja virtual e conquiste-o; foque em um segmento e invista para se destacar.

 

As oportunidades
Em entrevista concedida ao site Rolling Stone, Psy afirma que dois de seus amigos aparecem de repente para a gravação, Yoo Jae Suk (terno amarelo) e Noh Hong-Cheol (dança no elevador) ambos muito famosos na Coreia. Isso aplica-se ao fato de você, como lojista, saber aproveitar as oportunidades que o mercado lhe oferece para ampliar as fronteiras de sua loja online.

 

Os “louros”
Quase 4 meses após o lançamento do Gangnam Style na web, o vídeo conta com mais de 500 milhões de acessos no YouTube. Além disso, o mesmo foi para o Guinness Book devido ao total de “curtir” na plataforma, que atualmente soma mais de 4 milhões! Sim, e você não dava nada pelo vídeo, né?! Pois é, quando um investimento é feito, visando conquistar seu público, apresentando seus diferenciais e abrindo-se a novas ações, os resultados satisfatórios sempre existirão.

 

A influência
Grande parte do sucesso do vídeo Gangnam Style pode ser creditado ao departamento de marketing da Coreia do Sul, que tem investido na cultura pop do país, abrindo espaço para diversos artistas. Este tópico reflete na importância de um processo de marketing e divulgação de sua loja virtual. Lembre-se: no varejo tradicional, os clientes vão até as lojas físicas; no e-commerce é sua loja virtual quem deve ir atrás do cliente.

 

E então, sua empresa pode aproveitar-se desse exemplo para expandir? Analise e atente-se às novidades do universo virtual, há sempre algo novo a aprender! E agora, para você que ainda não viu ou, mesmo, que já viu e deseja rever: o viral Gangnam Style.

 

Sucesso!

Comentários