E-commerce de sucesso: passo a passo para abrir o seu

E-commerce de sucesso: passo a passo para abrir o seu

Mesmo com a economia brasileira passando por um momento de instabilidade, o e-commerce continua em forte expansão no mercado nacional. Por isso, muitos empreendedores desejam criar um e-commerce ou ampliar os negócios de uma loja física com vendas de produtos e serviços pela internet.

Porém, muitos não têm ideia do que é preciso para abrir uma loja virtual. Para indicar o caminho das pedras e facilitar este processo, apresentaremos o passo a passo para criar um e-commerce. Vamos lá?

1-   Escolha uma plataforma de e-commerce

Há duas opções: contratar uma equipe de desenvolvedores para criar o site de vendas ou utilizar uma plataforma já existente no mercado, preferencialmente, uma que tenha recursos suficientes e permita o crescimento do seu negócio. 

2-   Desenvolva uma logística de entrega

Defina a localidade de atuação do seu e-commerce e elabore uma eficiente estratégia de logística. Lembre-se: você precisa fazer com que o seu produto chegue até o cliente dentro do prazo estipulado e em perfeitas condições de uso; por isso, escolha o parceiro correto.

3-   Disponha canais de atendimento ao cliente

O bom atendimento é imprescindível tanto no mundo online como no offline. Portanto, disponibilize meios para que o cliente possa entrar em contato com a empresa, caso necessite. E-mails, redes sociais, chats e telefone são alguns dos canais mais usuais.

4-   Contrate um intermediador de pagamento

Em um e-commerce, você pode optar por estabelecer contratos com cada um dos meios de pagamento (gateway de pagamento) ou, com um intermediador de pagamento, disponibilizando todos os meios de pagamento com um único contrato. 

5-   Proteja o seu site e os dados dos clientes

A melhor maneira de preservar os dados dos seus clientes e proteger o seu site é contratando um serviço de segurança digital. Atente-se a isso!

Esperamos que este post possa te auxiliar e esclarecer dúvidas. Não se esqueça que após estas etapas é necessário investir em marketing para que os clientes tenham conhecimento da sua loja, cheguem até ela e adquiram os seus produtos.

Você pode conferir esse e outros temas no blog do Moip.

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