E-Commerce: Massa X Nicho – Parte III

E-Commerce: Massa X Nicho – Parte III

Você está iniciando seu planejamento para vender online e chega a um momento crucial: pra quem vou vender? Justamente para lhe direcionar na escolha correta do público-alvo, desenvolvemos esta série, com dicas para decidir entre mercado de nicho ou de massa.

 

O público dentro do público. É interessante destacar que dentro do público de massa, há consumidores com interesses distintos e a forma de alcançar este público também é diferente. É necessário, então, chegar a uma média de alcance, de forma a atingir o máximo de potenciais clientes interessados em suas ofertas. No mercado de nicho, o ideal é conhecer o consumidor ao ponto de entender suas necessidades específicas para alcançá-los de forma certeira.

 

Várias opções de produtos. Comumente, os e-commerces de massa têm a opção de variar as categorias e a marca dos produtos, conforme o conhecimento dos consumidores, apostando nas que são mais buscadas e concedendo destaque para os preços. Para o público de nicho, esta questão é trabalhada com base nos diferenciais dos produtos e as melhores marcas do segmento, reconhecidas ou não, destacando a exclusividade das mercadorias.

 

Marketing e divulgação. Este quesito é fundamental para os dois públicos. Empresas que apostam em massa investem em mensagens abrangentes, com foco em sentimentos comuns aos consumidores, como senso de urgência e preço competitivo. Já o marketing para e-commerce de nicho, não foca no preço do produto, mas no direcionamento, na personalização e no atender de uma necessidade específica do consumidor.

 

O e-commerce de massa e o e-commerce de nicho têm pontos em comum; mas as especificações e o atendimento da necessidade fazem toda a diferença no momento de optar por um dos dois modelos. Por isso, analise bem as características e potencialidades de cada público-alvo e direcione o seu negócio corretamente. Sucesso!

 

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