E-mail marketing: Fuja da síndrome do Jaiminho

E-mail marketing: Fuja da síndrome do Jaiminho

Quem não se lembra do carteiro preguiçoso do seriado mexicano Chaves? Sim, o Jaiminho tem características muito interessantes que podem ser analisadas e avaliadas quando o assunto é e-mail marketing no e-commerce.

 

Abaixo, fazemos uma analogia a este carismático personagem e a atitude de algumas lojas virtuais ao lidarem com seus clientes através do envio de e-mails. Veja:

 

Preguiça. Jaiminho é um senhorzinho que trabalha desde a sua juventude, só que agora com mais preguiça do que antes. Essa característica reflete em empreendimentos que não trabalham uma periodicidade efetiva no envio de e-mail marketing, mas elaboram ações de vez em quando, preguiçosamente;

 

Ineficiência. Você deve se lembrar que o Jaiminho tem uma bicicleta, mas que só anda empurrando a mesma, não é? Isso se deve ao fato de não saber andar com ela. No envio de e-mails marketing essa característica reflete na efetividade da ação, sendo preciso cuidar de todos os aspectos que envolvem o e-mail: o conteúdo, os códigos, os links, as imagens, tudo! Procure aprender todas as técnicas de desenvolvimento antes de enviar um e-mail ao cliente, pois e-mails mal feitos podem causar a desistência do consumidor;

 

Padronização. Jaiminho traja sempre a mesma roupa, o mesmo uniforme, o mesmo lenço e o mesmo quepe que nada difere em seu visual. Essa característica reflete na falta de personalização adotada no envio de e-mails aos consumidores. Personalizar e atrair o remetente pela arte já é um grande estímulo para o clique na mensagem e o redirecionamento à loja virtual;

 

Saudosismo. Jaiminho vive comentando sobre seu tempo de juventude, de como era conquistador e como viver em Tangamandápio era bom! Nessa situação podemos destacar os empreendimentos que “vivem no passado”, em outras palavras, que não inovam suas ações de marketing, que não buscam novos e potenciais clientes, que insistem nas mensagens padronizadas, que não integram os e-mails às mídias sociais, etc;

 

Fadiga. Umas das principais características do carteiro Jaiminho é pedir para que o remetente procure a sua correspondência na bolsa, com a desculpa de sempre: “é que eu quero evitar a fadiga!”. Bom, no e-commerce, quem não deve nunca se sentir fatigado é o cliente! Por isso, facilite sempre a vida do consumidor, envie e-mails interessantes que os atraiam e os motive a comprar.

 

Analise e combata essas atitudes em seu e-commerce: seja efetivo no desenvolvimento de suas ações no envio de e-mail marketing, trabalhe periodicidade, eficiência, personalização, inovação e sofisticação. Fuja da síndrome do Jaiminho!

 

Sucesso!

Comentários