Entenda como aplicar as metas SMART no planejamento estratégico do seu e-commerce

Entenda como aplicar as metas SMART no planejamento estratégico do seu e-commerce

Um dos principais desafios de quem está entrando agora no mundo do e-commerce é conciliar o crescimento de sua loja com a satisfação do consumidor. Para garantir a evolução de seu negócio, há um caminho: investir uma parte de seu orçamento em pesquisas e planejamento, com a finalidade de ter insights relevantes e certeiros. As metas SMART foram desenvolvidas para auxiliar nesse processo.

Meta SMART: O que é, e para que serve?

SMART é a sigla de Specific (específico), Mensurable (mensurável), Attainable (alcançável), Relevant (relevante) e Time Based (temporal). As metas SMART, também conhecidas como metas inteligentes, servem para definir os objetivos do negócio, concentrando-se em atingir bons resultados, e, consequentemente, auxiliando a tornFar as metas alcançáveis e realistas.

Sabemos que todo objetivo visa um resultado. Porém, quando tratamos de e-commerce, definir um objetivo errado e trabalhar com uma métrica incerta pode atingir diretamente, e de maneira negativa, os números de conversão de sua loja. Por isso, é importante saber definir metas para alcançar o sucesso.

A seguir, vamos explicar cada etapa da meta SMART e a forma de incluí-las no planejamento estratégico do seu e-commerce.

Metas SMART – Específico (“S” specific)

Ser específico significa ter um objetivo quantitativo, como: aumentar o tráfego de minha loja em 10%, melhorar a taxa de conversão em 6%, ou aumentar o alcance das minhas publicações em redes sociais em 15%.

Prefira mensurar seus objetivos de maneira relativa (por exemplo, aumentar o alcance de publicações em 15%) a mensurar de maneira absoluta (por exemplo, alcançar mais 1500 pessoas com publicações).

Metas SMART – Mensurável (“M” measurable)

Para ter metas mensuráveis é preciso trabalhar com parâmetros para medir o avanço de cada objetivo. Utilize ferramentas que o auxiliam nessa mensuração, como por exemplo o Google Analytics, para verificar o tráfego de sua loja virtual.

Realizar o acompanhamento é indispensável para detectar erros no processo e corrigir em tempo hábil. Sem esse acompanhamento, definir seus objetivos, executar e aguardar resultados será como caminhar no escuro.

Metas SMART – Atingível (“A” attainable)

Para ter objetivos atingíveis, é necessário criar metas reais e possíveis de atingir, e encarar como um desafio a ser conquistado.  Estipular objetivos impossíveis ou muito fáceis de serem alcançados não funcionará dentro do processo, levando a possível frustração e nenhum resultado.

É importante ressaltar que, antes de definir qualquer meta, é necessário um estudo do seu estado atual, e, posteriormente, um trabalho com esses dados, almejando uma melhora. Além disso, é necessário pontuar quais estratégias sua empresa irá adotar para chegar a esse objetivo.

Metas SMART – Relevante (“R” relevante)

Neste ponto é preciso entender por qual motivo sua meta é relevante para seu negócio. E ainda mais: é preciso pensar se ela está de acordo com as necessidades da empresa e dos clientes. É necessário entender que todas as metas precisam estar interligadas, e pensar se estão consistentes com os outros objetivos que foram determinados a curto, médio e longo prazo.

Metas SMART – Temporal (“T” time based)

Estabelecer prazos para suas metas sejam cumpridas é fundamental. Desta forma, seu objetivo ficará mais claro. Mas lembre-se: o prazo precisa ser realista e viável.

Além disso, elaborar um calendário é uma ótima estratégia para atingir seus objetivos. E lembre-se: tenha paciência. Ações orgânicas, que levam um tempo maior para trazerem bons resultados, também são muito úteis.

Definir metas assertivas e reais é o que realmente importa

No dia a dia de um pequeno empresário que está administrando seu e-commerce, muitas vezes é preciso lidar com recursos insuficientes, seja de mão de obra ou de investimento. Lembre-se de manter os pés no chão, e estipular metas alcançáveis, para não ocorrer frustrações futuras.

Com isso, o planejamento estratégico do seu e-commerce será efetivo, e você terá sucesso durante a caminhada de seu negócio.

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