Entenda o que é pré-venda, e como ela pode te ajudar em seu e-commerce

Entenda o que é pré-venda, e como ela pode te ajudar em seu e-commerce

Pré-venda é o comercio limitado de um determinado produto, para um grupo selecionado de pessoas, em um período estabelecido, a prática tem como seu principal objetivo gerar expectativa e despertar curiosidade.

 

A grande concorrência no e-commerce exige criatividade dos empreendedores para conquistar se destacar, ter relevância e atrair clientes. Do contrário, é fácil cair na mesmice e obter resultados ruins.

 

Desta forma, é extremamente necessário compreender o comportamento e características de seus consumidores. Assim é possível criar estratégias mais assertivas.

 

É dessa forma que podemos encaixar a estratégia de pré-venda, que é uma excelente prática para adicionar valor emocional ao produto, trazendo como consequência o aumento nas conversões.

 

Entendendo a pré-venda

 

Muitas empresas concentram todos os seus esforços de divulgação e venda apenas em produtos que já estão há algum tempo no catálogo da loja.

 

Embora esse modelo garanta maior visibilidade, sua aplicação é limitada. Ampliar a divulgação em torno de um produto nem sempre vai garantir um aumento proporcional em vendas e faturamento.

 

Determinados itens criam expectativas e desejo antes mesmo de estarem a venda. É aí que a pré-venda se aplica.

 

Ela permite gerar a curiosidade do consumidor e também a demanda para produtos que ainda não foram oficialmente lançados para todos os públicos, mas que já possuem data certa para chegar no mercado.

 

Fazendo uma pré-venda de sucesso

 

O principal alicerce para uma pré-venda de sucesso é a propaganda. Os clientes precisam saber com uma certa antecedência que um produto está sendo lançado no mercado.

 

É preciso fazer uma comunicação constante de que o prazo para lançamento está se aproximando, gerar curiosidade e estimular os demais consumidores a também concretizarem compras.

 

Recursos como o e-mail marketing, os posts em redes sociais e a criação de um hotsite são ótimas ferramentas para promover esse diálogo.

 

Para ser bem-sucedido, a pré-venda precisa gerar desejo frente aos consumidores. Para isso é interessante utilizar dois estímulos mentais: exclusividade e escassez.

 

A exclusividade indica que o cliente será privilegiado, ou seja, receberá algo que a maioria não tem. Uma boa opção para isso é criar uma edição limitada, por exemplo.

 

Já a escassez visa gerar a noção de urgência no consumidor. Aqui o recurso da edição limitada também é útil, mas ele pode ser associado a outros fatores como uma contagem regressiva ou uma mensagem que sinalize o número de unidades ainda disponíveis, utilize chamadas impactantes como “garanta já o seu”; “edição especial”; entre outras.

 

Exemplos de como utilizar em seu e-commerce:

 

Digamos, por exemplo, que você tenha uma loja virtual de smartphones e que uma grande empresa tenha anunciado que no final do ano irá lançar mais uma versão de seu melhor modelo de celular. Nesse caso, se você possuir todas as informações do novo produto antecipadamente, poderá anunciar uma pré-venda em seu site e-commerce.

 

Em outras palavras, você irá vender um smartphone que ainda não está disponível para ninguém. Obviamente, é possível trabalhar com o mesmo sistema em outras áreas também, tais como no comércio de livros, filmes, games, etc.

 

São inúmeras as vantagens de aplicar a pré-venda, e umas delas é a possibilidade de aumentar o seu fluxo de caixa, repondo seu estoque com pagamentos à vista, o que irá ajudar a ter descontos diretamente com os fabricantes, e lucrar mais.

 

No universo e-commerce, mais precisamente no ramo de Inbound Marketing, a pré-venda tem outro significado. Ela define as ações que visam qualificar um potencial consumidor, o famoso lead para a compra de um determinado produto.

 

Nesse contexto, a pré-venda é uma importante etapa do processo de vendas, que tem como objetivo prospectar os leads e prepara-los para comprar os seus produtos-chave, que são aqueles que geram lucros substanciais para a sua empresa. Esse processo passa pela chamada Nutrição de Leads.

 

Um dos benefícios de utilizar essa forma de pré-venda, é que ela pode lhe ajudar a criar um relacionamento de longo prazo com seus clientes, que por sua vez gera a fidelização do mesmo.

 

Você pode empregar tanto uma, quanto outra forma de pré-venda em sua loja virtual. Se puder utilizar as duas com frequência e da forma certa, você conseguirá dar um significante passo para superar seus concorrentes e ficar em destaque no mercado.

Prudência na gestão de estoque e operação

 

O estoque precisa estar estruturado e abastecido para o pré-venda, evite esgotar ele inteiro nesse período inicial, tenha sempre uma margem de segurança, caso algum produto comprado volte por motivos de avarias ou trocas.

 

Um ponto importante é o planejamento operacional, se o pré-venda trouxer resultados satisfatórios, terá um pico de vendas em pouco espaço de tempo, e sua loja precisa estar preparada para atender a demanda e executar o packing e envio sem atrasos, assim você previne futuras reclamações, que podem vir a manchar a reputação de sua loja.

 

Uma pré-venda planejada e bem executada garante um aumento nas receitas de uma loja virtual, porém não se esqueça de não banalizar essa operação, se tornando uma rotina para seus clientes, crie um cronograma de promoções especiais, ele te ajudará a planejar corretamente suas ações promocionais. Dessa maneira seu negócio terá mais estabilidade nas vendas.

 

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