Entenda os desafios que todo e-commerce enfrenta e como driblá-los e garantir o sucesso de sua loja

Entenda os desafios que todo e-commerce enfrenta e como driblá-los e garantir o sucesso de sua loja

São inúmeros os empreendedores que, atraídos pelas oportunidades que o universo virtual traz, sonham ter um e-commerce bem-sucedido. Porém, por mais que realmente existem muitos benefícios, é necessário lembrar que o universo digital traz consigo alguns desafios.

 

Por um lado, a loja online fica convenientemente aberta 24 horas por dia, sendo possível realizar transações a qualquer momento, independentemente de onde o cliente estiver. Por outro, porém, o avanço tecnológico exige uma certa moldagem para o acesso adaptado via smartphone. E então temos um exemplo dos principais desafios do e-commerce atual.

Mas não é só isso, entre elas, estão a logística, a usabilidade, o atendimento, o pré e pós-venda, o frete, entre outros. Afinal, para ter uma loja virtual de sucesso, é necessário superar diversos obstáculos. Sabendo disso, iremos apresentar, os principais desafios em um e-commerce e como driblá-los.

 

Crie um bom relacionamento

 

É claro, a popularização da internet modernizou a propaganda, mudando a forma como o produto é oferecido ao consumidor. Hoje em dia, é o cliente quem tem o poder em mãos, não só no que se refere à avaliação de seu negócio, mas também no que diz respeito ao compartilhamento de suas impressões e experiências sobre a transação, sejam elas boas ou ruins.

Diante dessa nova realidade, pensando em evitar a propagação de uma imagem negativa de sua loja virtual, é onde surge um dos principais desafios do empresário virtual: oferecer uma resposta rápida e humanizada diante das dúvidas de solicitações de seu consumidor. Para isso, é preciso planejar uma maior agilidade na resolução de quaisquer problemas durante a transação.

 

Ouça e abra espaço para as opiniões

 

Depoimentos de clientes reais também são bastante pertinentes nessa tarefa, quantas vezes antes de realizar uma compra, você não conferiu os comentários de outros compradores, tanto para se certificar da qualidade do produto, quanto para ter certeza sobre a escolha e comprometimento da loja, então que tal criar um fórum ou disponibilizar locais específicos para comentários e opiniões sobre os produtos, ou sobre a experiência de compra em sua loja? Acredite: muitas vezes, o acesso à experiência de outra pessoa incentiva mais pessoas a comprar. Por isso, foque em relatos verdadeiros!

Devemos considerar que essa medida bem simples traz uma estratégia de SEO com a finalidade de melhorar o rankeamento de sua loja nos mecanismos de sites de buscas.

 

Estruturar o setor de logística

 

A logística é o principal desafio do e-commerce, pois sem ela é impossível ter qualquer sucesso. Todo o processo de compra de um produto, desde a pesquisa online, até chegar às mãos do cliente passa pela logística

Desta maneira, toda otimização realizada na logística de um e-commerce é aceita. Mesmo que sua equipe não seja grande, e com profissionais formados e especialistas do setor, o mais importante é ter organização, assim os resultados começam a surgir.

Lembre-se permanentemente de que o cliente deposita a confiança dele em você a partir do momento em que escolhe sua loja virtual para adquirir um produto, mesmo em meio à inúmeras ofertas de diversas outras lojas virtuais que ele recebe diariamente.

Portanto, aperfeiçoe cada vez mais seu processo de entrega, assim consequentemente melhores resultados virão!

Evitar o abandono de carrinho

 

Para uma compra online ser efetuada, o consumidor antes realiza alguns processos. Ele entra em seu site, visita as categorias, lê as informações dos produtos, escolhe alguns, adiciona os que mais o interessou no carrinho…

Mas, e se após selecionar os produtos e adicioná-los no carrinho, ele decide sair do site antes de finalizar o processo de pagamento?

Essa atitude é mais comum do que o esperado, então saiba que o abandono do carrinho de compras é um temido desafio do e-commerce, desde o pequeno empreendedor, até os grandes nomes do mercado. Esse desafio pode estar associado a inúmeros motivos, entre eles:

  • Preço de frete acima do esperado;
  • Site com usabilidade ruim
  • Plataforma não responsiva
  • Design amador (pode gerar falta de credibilidade)
  • Processo de cadastro longo demais;
  • Entrega demorada;
  • Falta de confiança e medo de ser enganado.

 

Pensando nisso, comece diminuindo a quantidade de detalhes que o usuário deve informar para ter o cadastro em sua loja, passando a focar em itens como envio e faturamento.

 

Como uma boa opção, você também pode destacar o botão de cálculo do frete, permitindo que o cliente conheça o valor total e real, para evitar surpresas desagradáveis no processo final, quando o carrinho já estiver cheio.

 

A questão é que os desafios que citamos podem dificultar o crescimento e o sucesso de sua loja, entretanto, estar ciente e preparado para isso é o primeiro passo para superá-los. O que todos sabem é que quando se trata de comércio eletrônico, a necessidade e satisfação do cliente é fator determinante para implementação de melhorias contínuas, com isso é necessário superar seus desafios a cada dia e melhorar constantemente.

 

 

 

 

 

 

 

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