Estratégias para campanhas em mídias sociais

Estratégias para campanhas em mídias sociais

O reconhecido professor de Harvard, Michael Porter, especializado em Administração e Economia, já avisou: “Uma empresa sem estratégia faz qualquer negócio”. E no mercado virtual, diante das mídias sociais, essa máxima reflete como um importante alerta.

 

Isso porque, o número de lojas virtuais criando perfis e fan pages sem nenhum fio estratégico é impressionante; e o resultado é sempre o mesmo: baixa ou pouquíssima interação dos seguidores/fãs e abandono da mídia. Diante do exposto, veja como apostar estrategicamente nas mídias sociais:

 

Estude o que já está sendo feito.

Ao estabelecer uma campanha para suas mídias sociais, pesquise sobre o que já está sendo feito por seus concorrentes. Verifique o que tem dado certo e como se comporta o público-alvo das ações.

 

Atraia o público com simplicidade.

Quando se trata de ações na web, a usabilidade e a simplicidade são essenciais. Por isso, para desenvolver uma campanha interessante, com alto índice de interação, é preciso focar na adesão do público.

 

Trabalhe com criatividade.

As mídias sociais permitem isso. “Mais um pouco do mesmo” torna sua marca, mais uma empresa igual a tantas outras existentes na rede. Por isso, trace campanhas que motivem a interação de forma diferente, irreverente e incomum.

 

Conheça e estabeleça as condições.

Busque saber, antecipadamente, as permissões da mídia utilizada para realizar campanhas; isso lhe prevenirá de muita dor de cabeça. Além disso, aposte na divulgação além da própria plataforma social, assim, você desperta o interesse e expande a participação de outros potenciais consumidores.

 

Siga o planejamento.

Para executar uma campanha em mídias sociais é imprescindível estabelecer e seguir um cronograma, datado e com responsáveis. Assim, a ação mantém-se no caminho planejado e as mensurações posteriores se tornam mais fáceis de serem realizadas.

 

O sucesso nas mídias sociais

é conquistado através de interação, diversidade, conteúdo e relacionamento. Mas tudo isso deve ser englobado em um contexto estratégico, traçado para direcionar as campanhas e, finalmente, conquistar o sucesso.

 

Aposte!

Comentários