Etapas que levam o consumidor às compras

Etapas que levam o consumidor às compras

O comércio eletrônico brasileiro, em uma década de existência, conquistou uma evolução de meio bilhão de reais em 2001 para mais de R$ 13 bilhões de reais em 2010. Atualmente, já se pode constatar um número de 23 milhões de consumidores online, cerca de 30% dos internautas espalhados pelo país.

 

Contudo, o Brasil se encontra em constante expansão, e para manter esse progresso por todo o território nacional, seguem alguns detalhes imprescindíveis que podem levar o consumidor de uma simples visita, à efetivação da compra nas lojas virtuais.

 

Atenção, Interesse, Desejo, Ação e Satisfação são os principais meios pelos quais é possível transformar o visitante em cliente de um empreendimento virtual. Os lojistas precisam atrair a atenção dos seus e-consumidores através da publicidade, da divulgação, das mídias sociais…

 

Uma vez atraído pela atenção, o consumidor demonstrará interesse pedindo mais informações que devem ser transmitidas pelo lojista com todo o cuidado e aplicação. Possuindo a atenção e o interesse do seu cliente em potencial, ele passará a evidenciar o desejo de adquirir o produto.

 

Mantendo o contato com esse possível cliente, o lojista passará a cuidar da ação, ou seja, do processo de negociação, como data de entrega, frete e forma de pagamento. Com o processo finalizado, o lojista deverá primar pela satisfação do cliente, com um bom atendimento pós-venda e caso se faça necessário, uma logística reversa.

 

Quando o lojista consegue conquistar a confiança do seu visitante, ele certamente se tornará um cliente. Além disso, o bom atendimento em todas as etapas, bem como o foco na satisfação do cliente, é fundamental, pois essas são as passagens de volta do cliente à sua loja virtual.

 

Boas vendas!

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