Experiência do consumidor levada ao nível máximo – Parte III

Experiência do consumidor levada ao nível máximo – Parte III

A simplicidade e seus conceitos estão sempre em voga quando tratamos de design e layout não é mesmo? A todo o momento ouvimos designers dizerem que a simplicidade é fundamental. Mas o que seria algo “clean”, qual seria o real conceito da simplicidade? Pensamos, muitas vezes, e associamos a máxima “menos é mais” ao conceito de clareza e simplicidade, mas, nem sempre simples significa “menos”, na realidade a melhor definição desta palavra seria “não mais que o suficiente”.

 

Sim, vamos abordar o tema de UX hoje. Vem comigo?

 

A clareza é o objetivo do UX (User Experience) e, em muitos projetos e layouts o que realmente falta para torná-lo simples é aquele “algo a mais”. Sendo desta maneira, podemos descrever algo simples como “algo claro o suficiente para obter a compreensão do consumidor/usuário, de modo que o mesmo seja capaz de prosseguir e atingir o objetivo primordial do e-commerce: a finalização da compra”.

 

É preciso, portanto, ter em mente a ideia fixa da experiência do usuário, de modo integral e não parcial, além disso, é preciso concentrar-se no aprimoramento diário da clareza. E agora, como o prometido, citaremos um caso de UX aplicado a um sistema, mais especificamente uma rede social: Twitter. Veja:

 

Provocar sorrisos:
Quando o nosso cérebro se identifica com alguma atitude, gesto ou imagem, é natural que nós copiemos o comportamento, de modo a imitar a cena, mesmo que inconscientemente. Quando nos deparamos com alguma imagem dentro de uma loja virtual com a qual simpatizamos, como uma fotografia de uma pessoa sorrindo, geralmente sorrimos de volta! Isto porque nosso cérebro é movido por imagens e, consequentemente por emoções!

 

Contornar transtornos:
Mesmo que a situação seja desagradável, há como transformá-la em algo positivo! Veja o Twitter, ao ser sobrecarregado e exceder sua capacidade, aparece uma imagem e uma frase, mas não se trata de qualquer imagem e frase! Trata-se de uma baleia sendo “levitada” por pássaros! Incrível, não há como ficar chateado, é natural que se ria da situação.

 

Aplique ao seu e-commerce a simplicidade e a clareza, provoque sorrisos, fazendo-o fechar a compra, aplique o UX, lojista e muito sucesso!

 

Comentários