Fatores que determinam o layout de uma loja virtual

Fatores que determinam o layout de uma loja virtual

Muito se fala, atualmente, sobre personalização do layout de uma loja virtual. Sendo este o aspecto que mais desperta atenção dos visitantes e consumidores, o design diferenciado caracteriza o empreendimento e fortalece o reconhecimento da marca no mercado virtual.

 

Mas, por onde começar? Se sua loja virtual está iniciando suas atividades agora ou você sente que seu empreendimento precisa de um upgrade para alavancar, como desenvolver as ideias para que esse investimento proporcione resultados satisfatórios?

 

Para auxiliar, neste momento de decisão, destacamos alguns pontos que podem direcionar o desenvolvimento do novo layout de sua loja. Veja, analise e aplique conforme suas necessidades e seus planejamentos:

 

• Considere seu cliente
Antes de trabalhar na criação de um layout personalizado, é importante levar em consideração o perfil de seus consumidores. Por isso, analise suas preferências e, especialmente, a característica geral de seu segmento para, só então, investir no design da loja. O grande objetivo é que o público se identifique com a empresa;

 

• Desenvolva enquetes e pesquisas
Para saber o que seu cliente espera do design da loja, é indicado criar pesquisas e enquetes na loja virtual, blog da empresa ou mídias sociais, dessa forma, pode-se entender e trabalhar as cores preferidas e demais alterações que o lojista pensa em fazer no empreendimento;

 

• Não abra mão da usabilidade
Ao desenvolver o layout do empreendimento, é imprescindível não abrir mão da questão usabilidade na loja. Isso significa que pensar em inovações é interessante, mas questões como se seu cliente vai entender o funcionamento de tais recursos ou sua loja virtual ficará muito carregada se utilizar de certos aplicativos, devem ser analisadas;

 

• Invista na interatividade
A principal característica da web é a possibilidade de interação. Por isso, ao projetar o design de sua loja, não deixe esse recurso de fora. Trabalhe a exposição dessa ferramenta de forma criativa, visando o compartilhamento de informações com as mídias sociais;

 

• Mantenha-o atualizado
Manter um layout sempre atualizado, não significa iniciar o projeto do zero constantemente, mas sim, trabalhar o design de maneira a acompanhar a situação do mercado virtual; nesse caso, por exemplo, é interessante investir em banners conforme datas comemorativas, promoções, novidades, etc. Dessa forma, sua loja e seu layout estarão sempre atualizados, diante do consumidor.

 

Comentários