Instagram: como utilizar a ferramenta a favor do seu negócio

Instagram: como utilizar a ferramenta a favor do seu negócio

Você sabia que o Instagram tem se tornado uma poderosa ferramenta para captação e fidelização de clientes? É isso mesmo. A rede social, conhecida pela qualidade nas imagens, cresce a cada dia, aumentando o potencial de compra de quem nela divulga.

Uma pesquisa feita pelo Facebook no ano de 2016 aponta que 8 a cada 10 pessoas já fizeram algo motivadas pelo Instagram. Desse número, mais de 80% fizeram uma compra em loja virtual.

Parece simples, mas o processo de reconhecimento da marca no Instagram é um pouco mais complexo e, no início, é preciso dedicar muito tempo e atenção. O ideal é elaborar conteúdos relevantes diariamente para que, desta forma, você seja encontrado pelos seus seguidores.

Porém, não é só isso. Inúmeros fatores influenciam o rendimento de um perfil no Instagram: conteúdo, número de seguidores, investimento em anúncios, entre outros. Nossa dica para quem está começando agora é buscar uma empresa de marketing digital, para que este possa traçar as melhores estratégias para seu negócio. Tomar decisões precipitadas e sem fundamento pode impactar negativamente no rendimento da sua marca da rede social.

Quantidade não é tudo

Por mais novidades que existam no seu segmento, encher seu perfil de posts várias vezes ao dia não é o caminho. Ao exagerar na quantidade de posts você pode acabar afastando seu consumidor e gerando, dessa forma, incômodo e desconforto por parte dos seus seguidores.

Além disso, lembre-se: o Instagram será sua vitrine. E, convenhamos: uma vitrine poluída não é nada atraente.

Seja criativo

O Instagram é uma rede social feita, principalmente, de imagens. Entre os muitos posts que seu seguidor verá na Timeline, o da sua empresa deve ser diferente e criar um impacto positivo. Procure sempre postar imagens com boa qualidade, que foquem na melhor qualidade do produto ou serviço oferecido.

No texto, mostre ao seu cliente que você poderá resolver o problema dele com o que sua empresa oferece. Mas lembre-se: uma imagem com muito texto não é ideal.

Utilize hashtags

Se você ainda não sabe, a hashtag é uma palavra-chave usada para identificar o conteúdo de um post. A partir do momento em que é utilizada, a hashtag é transformada em um link, que direcionará ao conjunto de posts que utilizaram a mesma palavra.

Simplificando: você é dono (a) de uma loja de moda feminina. Ao postar, no Instagram, a foto de uma calça jeans supermoderna, utilize hashtags que tenham relação com o produto e o segmento, como: #jeans, #modafeminina, #calcajeans, entre outras.

Dessa maneira, sua publicação será mostrada para pessoas que têm interesse no segmento, aumentando, consequentemente, o alcance de suas publicações.

Interaja com seus seguidores

No Instagram, o usuário pode interagir de diversas formas: mensagens diretas (chamadas de directs), respondendo stories ou até mesmo nos comentários.

Se há alguma pergunta ou interação no seu perfil, significa que seu post gerou interesse. Por isso, não deixe de responder. Interaja com o consumidor, seja receptivo. O Instagram é uma rede social informal. Por isso, converse com seu consumidor como se você fosse um amigo próximo, sempre respeitando o tipo de linguagem que seu negócio exige.

A atitude de responder gera proximidade, confiança e respeito do consumidor, que saberá que poderá contar com a sua loja.

Com sua grande popularidade, o Instagram atraiu o interesse comercial e se tornou um aliado nas vendas. Estar presente nessa rede e executar um bom trabalho é garantia de sucesso e conversões em sua loja.

Possui alguma dúvida? Gostaria de saber mais sobre o assunto? Venha bater um papo com a gente.

 

Comentários