Jeff Bezos e novas lições de empreendedorismo

Jeff Bezos e novas lições de empreendedorismo

Nesta semana, foi anunciada a compra de um grande ícone do jornalismo americano, o jornal ‘The Washington Post’ e todas as suas publicações por Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon.com. A despeito de ser uma das mais reconhecidas empresas de e-commerce mundial, hoje não destacaremos os evidentes atributos da gigante virtual e, sim, a qualidade empreendedora de Bezos.

 

A compra do veículo de comunicação foi uma aquisição pessoal, completamente alheia à Amazon e, nesse sentido, é interessante contemplar a estratégia adotada por Bezos, que parte puramente da inovação e do aproveitamento das oportunidades; características essenciais para um empreendedor de sucesso. Vejamos alguns pontos:

 

Há uma lacuna entre o jornalismo tradicional e a tecnologia.

Muitos veículos comunicacionais, especialmente americanos, sofrem diante da necessidade de adaptação junto às inovações tecnológicas que prosseguem crescentes. Com isso, Bezos cria a possibilidade de erguer o ‘The Washington Post’ como um jornal inovador, que agrega a tecnologia ao conteúdo de interesse ao público.

 

Bezos tem uma boa reputação a zelar.

O homem responsável pelo império da Amazon, esse é Jeff Bezos. E com tamanho reconhecimento, fica claro que o empreendedor não tomou esta decisão às pressas; houve planejamento, estudo e dedicação a esta negociação. Sem dar um “tiro no pé”, Bezos já está sendo destacado, inclusive, como um empresário da mídia no século XXI.

 

Encontrando soluções e ampliando resultados.

Hipoteticamente analisando, a questão de inovação do ‘The Washington Post’ pode ser solucionada a partir das explorações tecnológicas e mercadológicas advindas da própria Amazon, através do Kindle. E, com esta sacada, Bezos não só tende a ampliar sua influência como, também, seus rendimentos no universo online.

 

Ok, mas como tudo isso pode ser identificado com o seu e-commerce?! Simples: comece a pensar do ponto de vista de Jeff Bezos; procure aproveitar as oportunidades que surgem no mercado, em seu segmento e entre seus consumidores. Analise as possibilidades de incluir mais produtos em sua loja, ou mesmo, ampliar seu target. Ter uma visão flexível do seu negócio abre novos caminhos para o sucesso!

 

Pense nisso!

Comentários