Landing Page: o que é e como criar

Landing Page: o que é e como criar

Em sua tradução literal, Landing Page significa “página de aterrissagem”. Dentro do marketing digital, a Landing Page é uma página com um destino específico, seja para um formulário, uma apresentação sobre a empresa ou um produto.  São páginas mais objetivas, focadas principalmente em conversão. Sua vantagem é que, ao invés de direcionar o usuário para seu, e-commerce esperar que ele acesse uma página em específico, você o direciona para a Landing Page.

Geralmente, esse tipo de página tem layout mais “limpo” e com menos informações: tudo feito para que o usuário foque na mensagem principal a ser transmitida.

No e-commerce, essa ferramenta se tornou excelente para conversão de visitantes em leads, aumentando a base de contatos. Através de estratégias, são criados botões de CTA, que criam conexões com os visitantes, fazendo com que a oferta se torne atrativa para quem a procura.

Em virtude disso, uma das vantagens de trabalhar com as Landing Pages é a facilidade de atrair novos clientes, aumentando das taxas de conversão e melhorando o modo de exibição dos produtos.

Conheça alguns elementos imprescindíveis para sua Landing Page

Página única

Criar sua Landing Page sempre vinculada à sua loja pode gerar confusões. Por ser uma página de destino, a página precisa estar configurada com o único objetivo de gerar conversões. Por isso, elimine elementos que possam causar qualquer tipo de distração ao visitante. Deixe a página sempre focada no objetivo principal.

Propósito definido

Para gerar conversões, é preciso ter um propósito definido. Por isso, primeiramente pense no objetivo da sua empresa: vender um produto ou serviço, se relacionar com o lead ou até oferecer um material didático (como um –ebook).

Seja qual for seu objetivo, a Landing Page deve ser totalmente voltada para isso, sempre levando a uma ação principal.

CTA eficiente

O CTA (Call to Action) deve ser um botão que chame a atenção e não passe despercebido por ninguém.

Para que isso aconteça, use frases curtas e diretas, instruindo o visitante a realizar uma ação. Frases como “Clique aqui”, “Aproveite a oferta” ou até “Garanta já o seu” são bem efetivas. O sugerido é que a primeira palavra da frase esteja no imperativo. Com isso você convence seu visitante a dar o próximo passo.

Layout caprichado

O layout é um grande aliado de seu negócio. Por isso, se atente aos detalhes. Confira se as cores escolhidas são agradáveis, se as fontes oferecem uma leitura confortável, se o texto está perfeitamente legível e o mais importante: se o formulário de CTA está em destaque. Para isso conte com a ajuda de uma empresa profissional em web design.

Quando o assunto é Landing Page menos é mais. Quanto menos informações a página tiver, mais atenção ela reterá.

Formulário destacado

O objetivo de trabalhar com uma Landing Page é apenas um: levar visitantes à conversão. Para realizar um trabalho de coleta de dados de seus leads, é necessário que o usuário preencha um cadastro. Esse cadastro deve solicitar apenas informações básicas de contato, para que, nas próximas etapas do processo de interação e captação de leads, seja disponibilizado um novo cadastro, com informações adicionais.

Prova social

A prova social é uma maneira de mostrar para seu lead que a sua empresa pode oferecer a solução que ele precisa. Existem várias maneiras de apresentar esses dados: avaliações em sua loja virtual, número de estrelas, contador de pessoas que aproveitaram uma oferta, entre outros.

Essa prova social passa a credibilidade que seu consumidor precisa, e muitas vezes poderá ser o fator decisório para a compra.

Compartilhamento fácil

A geração de leads não precisa ser um esforço unicamente seu. Você pode aproveitar a empolgação da sua audiência, motivando-a a compartilhar sua oferta de valor nas redes sociais, por e-mail ou até mesmo por SMS. Para que isso ocorra, insira botões de compartilhamento nas suas Landing Pages e peça que as pessoas informem suas redes de contatos sobre sua oferta. Quanto mais visitantes você tiver, mais leads manterão contato com seu e-commerce e mais oportunidades de conversão aparecerão.

 

Criar uma boa Landing Page requer um pouco de paciência, pois elas são exercícios contínuos de testes, ajuste de comunicação e configurações no layout. Porém, a evolução também é gradativa e constante.  O importante é trabalhar sempre, junto a uma empresa especializada em programação e design, para obter sucesso em sua página.

Quer saber mais sobre esse assunto? Entre em contato com a gente!

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