Marketing Decoy: veja como essa estratégia pode auxiliar seu e-commerce

Marketing Decoy: veja como essa estratégia pode auxiliar seu e-commerce

Marketing chamariz ou então marketing decoy, retratam uma só tese, a de Dan Ariely, um dos especialistas em economia comportamental que mais se destaca no âmbito global. Sua tese é fascinante, inova o marketing que visa estratégias de preços e a ampliação das vendas, além de proporcionar lucratividade sem gasto algum aos seus adeptos.

 

Estudos realizados pelo economista, indicam que pode-se vender mais de um determinado produto ou serviço se aplicada a técnica de marketing decoy. Esta age com a finalidade de tornar os consumidores mais propensos a adquirir determinado produto que você, lojista, desejar. Trata-se de uma técnica simples, mas requer cuidado e habilidade.

 

O elemento básico desta modalidade do marketing é a relatividade, pois pesquisas apontam que nossas mentes não julgam com facilidade valores equivalentes e/ou absolutos, entretanto, estamos sempre aptos a compararmos preços e benefícios.

 

Estudos diversos comprovaram que, quando o consumidor se depara com duas alternativas de escolha parecidas, as sensações proporcionadas são comparadas a de incômodo e impaciência. Contudo, quando há outra opção distinta das demais, a escolha se torna mais fácil e a sensação negativa é substituída pelo bem-estar.

 

A técnica de marketing decoy consiste em apresentar vantagens quando há itens iguais ou similares a preços equivalentes, para que o consumidor faça sua escolha. Dan Ariely, apresenta em seu livro “Previsivelmente Irracional”, uma comparação entre uma estratégia com decoy e uma sem, veja:

 

Oferta A – Sem decoy
– $59: versão digital apenas (68 escolheram)
– $125: versão digital e impressa (32 escolheram)
– Faturamento estimado: $8.000

 

Oferta B- Com decoy
– $59: versão digital apenas (16 escolheram)
– $125: versão impressa apenas (ninguém escolheu)
– $125: versão digital e impressa (84 escolheram)
– Faturamento estimado: $11.400

 

Lojista, analise se esta técnica também se aplica ao seu e-commerce; neste caso, basta que ofereça vantagens ao seu cliente. Se, por exemplo, sua loja virtual comercializa eletrônicos, basta que aplique discretamente o marketing decoy, veja:

 

-Fones de ouvido apenas: R$ 30,00
-Mouse sem fio apenas: R $ 40,00
-Fones de ouvido e Mouse sem fio: R $ 50,00

 

Boas vendas!

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