Marketing digital requer planejamento

Marketing digital requer planejamento

Não apenas de eventos bem sucedidos são constituídas as redes e mídias sociais. Para ingressar neste cenário é preciso planejamento e coerência. Há muitos exemplos de companhias que falharam ao usarem estes meios, na tentativa de atrair os olhares para seus negócios e empresas.

 

Para melhor exemplificar, pontuamos alguns casos de mal uso do marketing digital.

 

Veja.

 

• A famosa marca de roupas e acessórios Kenneth Cole, na tentativa de divulgação de sua coleção de primavera, inseriu sua marca em tweets sobre o tumulto no Egito, postando o seguinte tweet: “Milhões estão polvorosos no #Cairo. O boato é que ouviram dizer que a nossa nova coleção primavera já está disponível online em http://bit.ly/KCairo – KC”. Através deste tweet, a grife fez uso da hashtag #Cairo, e ao contrário do que se desejava, a mensagem foi recebida com forte desaprovação pública e crítica da mídia.

 

• A rede de “fast food” McDonald’s, lançou uma campanha de marketing online, onde a proposta era que os usuários fizessem uso da hashtag #McDStories para compartilhar algumas histórias pessoais envolvendo a marca, com outros usuários. Numa tentativa arriscada se entregaram à possibilidade de serem prejudicados com comentários e compartilhamentos pejorativos e foi justamente o que ocorreu. Internautas se utilizaram da hashtag para difamar a rede de restaurantes. Tweets de relatos positivos não foram capazes de reverter os danos de uma estratégia de marketing inconsequente.

 

• Há pouco, a Arezzo, famosa marca de calçados e acessórios, lançou uma nova coleção a “Pelemania” e para atrair público para sua linha que era toda confeccionada com peles e pelos de animais a marca divulgou a coleção no Twitter. O assunto virou Trending Topic e gerou polêmica. Os internautas criticaram veemente a marca, o que gerou incômodo e problemas para a Arezzo.

 

O Twitter é um meio de comunicação instantâneo, onde seguidores têm acesso e frequentemente intervém, criticam a conduta e ação de empresas, baseando-se no que estas publicam. Incômodos estes, que são gerados por conta de um marketing pouco estratégico. Portanto, muita atenção lojista e sucesso!

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