Marketing e vendas, qual a diferença?

Marketing e vendas, qual a diferença?

Quando o assunto é design e marketing, pesquisas puderam apontar que 7 em cada 10 empreendedores brasileiros desconhecem ou conhecem superficialmente do que se trata, números alarmantes uma vez que o sucesso ou insucesso de seus empreendimentos depende inteiramente destes fatores irrevogáveis.

 

O marketing e estratégias envoltas deste tema são fundamentais tanto para a vida empresarial quanto pessoal. O fato é que, obter lucros e vendas não é prova de um bom marketing, tanto é que as vendas são antecessoras ao marketing em milhares de anos, que originou-se apenas em meados da década de 60.

 

Sendo assim, explanaremos a respeito das diferenças entre marketing e vendas, de modo a expor o quão opostas estas práticas são uma da outra. Acompanhe?

 

Marketing e vendas: entendendo as diferenças

Os processos do marketing são completos, visam à satisfação do consumidor, a melhoria continua e ininterrupta, os planos e as metas a longo-prazo, a experiência de compra perfeita, o valor agregado à marca, além da fidelização dos consumidores. Em contrapartida a isto, as vendas prezam apenas por lucros, quantidade ao invés de qualidade e o fechamento da negociação a qualquer custo.

 

Neste sentido, não apenas a prática, mas também os profissionais de marketing são totalmente diferentes dos meros vendedores, que chegam a abrir mão de valores e princípios, mentindo e enganando, visando tão somente o lucro. Tenhamos em mente, apesar disto, que há sim, muitos vendedores profissionais de marketing e muitos profissionais de marketing vendedores.

 

Confira mais dicas para gestão de uma loja virtual

Comentários