Métricas fundamentais para quem faz análise de risco no e-commerce – Parte II

Métricas fundamentais para quem faz análise de risco no e-commerce – Parte II

Quais as principais métricas do seu e-commerce quando o assunto é análise risco? Este artigo é justamente para explicar mais alguns desses tópicos. Vamos lá:

 

Falso positivo/Falso negativo

Ao analisar um pedido queremos checar se este é uma fraude. Há duas definições importantes a partir daí: falso positivo e falso negativo. O falso positivo é um pedido marcado como fraudulento, mas que na verdade é legítimo. O contrário é o chamado falso negativo, que ocorre quando marcamos um pedido como legítimo, mas, na verdade, tratava-se de uma fraude.

 

O falso negativo é fácil de ser medido. Quando um chargeback chega, a contagem de falsos negativos aumenta. Agora, o falso positivo já é mais complicado. Como saber que o pedido era legítimo se ele não foi aceito, nem processado? Uma alternativa é adotar uma medida mais conservadora: quando um pedido legítimo cai na análise manual e depois é aprovado. Neste caso temos um pedido que, teoricamente, poderia não ter passado por lá. Dessa forma, ao marcar um pedido como suspeito e depois aprová-lo na análise manual, incrementamos a contagem de falso positivo. O indicador pode ser visto como o número de pedidos aprovados após análise manual.

 

Custo por análise

Podemos calcular os custos das análises automáticas e manuais separadas, como também em conjunto. Recomendamos sempre calcular os dois tipos, para se ter uma ideia melhor dos custos envolvidos em cada etapa de análise do pedido. Há ferramentas que cobram um valor fixo por pedido, independentemente do tipo de análise, enquanto outras possuem valores distintos para cada fase. O esforço de uma análise automática é muito inferior ao da análise manual, pois na primeira é o algoritmo ou sistema que faz o trabalho pesado, enquanto que a segunda envolve uma ou mais pessoas revisando o pedido manualmente. Com um valor único por pedido analisado, você corre o risco de pagar caro por pedidos cujo custo para o antifraude é baixo.

 

Em uma operação mais avançada há outros indicadores importantes, quase todas ligadas à equipe de análise manual, como tempo médio da revisão e a performance dos analistas, mas isso é assunto para outro post.

 

Atentando para os indicadores apresentados aqui, e na Parte I, você já terá uma visão muito melhor da saúde da sua operação! Sucesso.

 

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