Modelos de vendas e principais competências de um vendedor – Parte II

Modelos de vendas e principais competências de um vendedor – Parte II

Dando continuidade ao assunto abordado na Parte I, abordaremos, hoje, o próximo modelo de venda, destacando as características necessárias aos vendedores do e-commerce; seguindo a teoria de Complexidade na negociação e Aspectos técnicos do produto.

 

Neste caso, veremos a necessidade de recrutar um promotor de vendas para sua loja virtual. Veja:

 

Alta complexidade da negociação (CN): Neste modelo, o vendedor influencia diretamente na negociação, pois este cliente precisa de auxílio para comprar.

 

Baixo aspecto técnico do produto (ATP): Embora exigindo uma alta complexidade para as etapas da negociação, este modelo não requer muitos conhecimentos técnicos do produto.

 

Baixa CN e baixo ATP: Para esse modelo, um promotor de vendas se faz uma escolha mais assertiva, tendo um foco mais comercial do que técnico. Nesse sentido, este profissional tem como objetivo negociar exigências de fornecedores, alinhado-o com o objetivo da empresa. A princípio, as vendas nesse formato requerem um pouco mais de esforço e com o tempo o volume de vendas, consequentemente, aumentará com a confiança adquirida pelo vendedor.

 

Algumas características necessárias para um promotor de vendas são: conseguir desenvolver um relacionamento com clientes específicos; ter conhecimento genérico dos produtos; ter domínio quanto a administração da exposição dos itens; domínio avançado de técnicas de negociação e capacidade de acompanhar o processo de vendas.

 

Em sua próxima seleção, analise essas competências, escolha a equipe adequada para seu e-commerce e sucesso!

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