Monitoramento de redes sociais: entenda a importância

Monitoramento de redes sociais: entenda a importância

Hoje em dia, é difícil encontrar alguma empresa que esteja fora das redes sociais. É só entrar no Facebook e ver: são milhares de posts, promoções, informações, entre outros. Isso acontece porque as redes sociais trouxeram um novo modo de se relacionar e consumir.

Em uma pesquisa sobre varejo realizada pela PricewaterhouseCoopers Brasil (PwC), empresa de auditoria e consultoria, 77% dos consumidores relataram que os comentários nos perfis das lojas de interesse impactaram em suas decisões de compra. Além disso, 43% dos entrevistados afirmam que utilizam as redes sociais para descobrir lojas e pesquisar feedbacks sobre uma empresa. Outros 39% seguem suas lojas favoritas nesses canais.

Utilizar as redes sociais para divulgar seu negócio pode ser uma excelente estratégia de marketing. Porém, para isso, é necessário estar realmente presente. Ter uma rede social é só um começo: o grande caminho para o sucesso da sua marca é o monitoramento.

O que é monitoramento de redes sociais?

O monitoramento de redes sociais é um mecanismo utilizado para ter controle do tráfego das redes sociais. Desta forma, é possível conhecer o efeito da campanha publicada, pontos de sucesso, pontos a melhorar, entre outros.

Além disso, o monitoramento é extremamente importante para saber se sua campanha ou comunicação teve o resultado esperado.

Por que monitorar?

Com a ascensão das redes sociais, o consumidor passou a ser também um grande influenciador. Muitas pessoas expõem suas opiniões e preferências nas redes sociais, e isso é muito importante para empresas que apostam na estratégia de marketing digital.

Através do monitoramento é possível traçar o perfil dos clientes e saber de forma mais assertiva o que eles querem. Monitorar permite também verificar tudo que é falado e mencionado sobre a empresa, principalmente nas avaliações de sua página.

Vantagens de realizar o monitoramento

Estar realmente presente nas redes sociais possui inúmeros benefícios. Evitar uma crise de imagem, por exemplo, é um deles. Quando se está presente, é possível verificar o que está sendo falado a respeito da sua marca e, se necessário, elaborar uma resposta para o consumidor que fez alguma crítica ou reclamação.

Outro ponto importante é a orientação para produção de conteúdo da sua marca. Quando você conhece seu público, e entende que tipo de tema impacta o seu segmento, a produção de conteúdo para sua marca fica mais fácil e intuitiva.

Além disso, o conhecimento do seu consumidor e o monitoramento da concorrência também são vantagens provindas do monitoramento de redes sociais.

Produção de conteúdo

Ao conhecer o seu público, você conhece, por consequência, suas vontades e interesses. O ponto forte das redes sociais está no fato da possibilidade de conhecimento de quais tópicos ou temas estão em alta e, paralelamente, se esses assuntos são interessantes para seu segmento. A partir desse conhecimento, é possível criar um conteúdo direcionado e, assim, aumentar a interação do público com a sua marca.

Análise da concorrência

Outra grande vantagem do monitoramento é a análise dos concorrentes da sua empresa, e quais temas eles estão difundindo e compartilhando. Mais do que uma comparação, essa análise é uma forma de ter inspiração baseada em concorrentes que estão presentes nas redes sociais.

Mas não é só isso: o estudo de seus concorrentes possibilita entender o que é possível melhorar dentro da sua comunicação, permitindo com que você se diferencie no mercado e tenha uma vantagem competitiva sobre os demais.

Descoberta de influenciadores do segmento

Todo segmento de mercado possui influenciadores: pessoas cuja opinião é de extrema relevância e, por isso, possuem poder de persuasão maior do que outros usuários das redes.

Quando se faz monitoria de redes sociais, é possível saber quem são essas pessoas e ainda mais: utilizá-las para divulgar a sua marca. Tudo, claro, alinhado com a estratégia de marketing da sua empresa.

Percepção de Marca

Você sabe o que as pessoas têm falado da sua marca? Qual a percepção delas sobre a sua empresa dentro do seu segmento de atuação? Com o monitoramento das redes sociais isso é possível.

Com essa ação, você consegue gerenciar tudo o que estão falando da sua marca em check-ins, avaliações, comentários, entre outros.

Você pode também monitorar e encontrar leads que possam estar em busca do seu produto. No Instagram, por exemplo, é possível monitorar e seguir hashtags. Pessoas que utilizam as palavras #make, #maquiagem, #batom ou #beleza estão predispostas a adquirir cosméticos ou produtos de beleza. Isso possibilita uma conversa direta e um conteúdo direcionado.

Monitorar é uma ação fácil e realmente efetiva. Coloque-a dentro da rotina de marketing da sua loja virtual. Esteja realmente presente nas redes sociais. Interaja com seus seguidores e, desta forma, verá resultados provenientes dessa ação.

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