O princípio 80/20 aplicado ao e-commerce

O princípio 80/20 aplicado ao e-commerce

A Lei de Pareto, mais conhecida como princípio 80/20, consiste em dividir o mundo em causas e efeitos. Segundo o economista Vilfredo Pareto, quase sempre 20% das ações levam à 80% dos resultados.

 

Diante disso, você deve estar se perguntando, mas como esse princípio pode me ajudar a obter resultados melhores para a minha loja virtual? Vejamos:

 

Estudos mostram que 20% dos clientes correspondem a 80% dos lucros de qualquer negócio, consequentemente, os outros 80% dos clientes representam os 20% de lucro restantes. Nas operações online não é diferente!

 

Isso significa que você deve identificar quais são esses clientes que fazem parte desses 20% que geram a maior parte do seu lucro para trabalhá-los de forma cada vez mais assertiva, fidelizá-los, e assim mantê-los constantes em seu negócio.

 

Mas, isso não significa que você deva deixar de investir nos outros 80% dos clientes que geram a menor porcentagem dos lucros. Pelo contrário, é importantíssimo direcionar esforços também para estes, pois depender apenas dos primeiros 20% dos clientes pode ser arriscado para o seu negócio, uma vez que se você perder esses clientes a receita da sua empresa estará correndo sérios riscos.

 

Dessa forma, trabalhando os outros 80% você aumentará sua carteira de clientes e a margem de lucro da sua loja virtual.

 

Pense nisso e sucesso!

 

Comentários